Você está visualizando atualmente Como a Austrália está lidando com a Covid-19?

Como a Austrália está lidando com a Covid-19?

No primeiro trimestre de 2020, a Austrália, assim como quase o mundo inteiro, começou a
vivenciar a pandemia da Covid-19, quando houve a propagação mundial dessa nova doença
– vírus SARS-CoV-2 –, contra o qual a maioria das pessoas não tem imunidade.

A ação do governo australiano para conter a propagação do vírus, reduzir os impactos da doença e as mortes foi imediata. Até a data da publicação deste post, a Austrália contabiliza 909 óbitos devido à Covid-19, diante de uma população de mais de 25 milhões de habitantes.

Continue lendo para saber mais detalhes.

PLANEJAMENTO PARA GERENCIAR A DURAÇÃO DO SURTO

O planejamento da pandemia na Austrália envolveu a previsão de possíveis cenários antes que eles de fato acontecessem e a preparação de respostas.

O governo australiano (governo federal e governos estaduais) e especialistas médicos usaram dados iniciais da China e de outros países – em relação ao comportamento do vírus – para desenvolver panoramas possíveis e adotar medidas para desacelerar a propagação, a fim de evitar um cenário de surto descontrolado.  

Isolar pessoas com o vírus (e seus contatos próximos), quarentena e lockdown, distanciamento social, fechamento de fronteiras, sistemas de rastreamento rápidos, e expansão da capacidade do sistema de saúde, incluindo aumento da capacidade de UTI, são exemplos de medidas adotadas, que estão ajudando a manter os números relativamente baixos no país.

Os resultados das ações para conter a pandemia na Austrália mostram que o vírus não está se espalhando livremente ou uniformemente. Os surtos estão ocorrendo em bolsões e sendo contidos. Os governos estaduais e federal ajustam as restrições adotadas, conforme os casos de contaminação evoluem.

Por exemplo, cidade de Brisbane (capital de Queensland) – e sua região metropolitana – passou por um segundo lockdown, com duração de três dias, em janeiro de 2021, devido a um caso de transmissão local da variante do Reino Unido. A medida conteve a disseminação do vírus e nenhum novo caso de transmissão comunitária foi registrado, sendo o lockdown não mais necessário.  

Woman in a medical mask getting her temperature measured by an electronic thermometer

FRONTEIRAS FECHADAS

Desde 20 de março de 2020, as fronteiras da Australia estão fechadas e não é permitido viajar para o país. As únicas pessoas que podem viajar para a Austrália são cidadãos australianos, residentes permanentes e seus familiares imediatos, incluindo cônjuges, tutores legais e dependentes.

Conforme declaração do primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, “o governo deu esse passo sem precedentes porque cerca de 80% dos casos de coronavírus no país são pessoas que contraíram o vírus no exterior antes de entrar na Austrália ou pessoas que tiveram contato direto com alguém que voltou do exterior”.

Infelizmente, a decisão impediu temporariamente que muitos brasileiros concretizem os planos de realizar intercâmbio na Austrália. E muitos intercambistas, com vistos válidos, que estavam em férias visitando o Brasil ou outros países quando a decisão foi tomada, foram impedidos de voltar e continuar os estudos.

Recentemente, o secretário do Departamento de Saúde Australiano, Brendan Murphy, fez uma declaração dizendo que acredita que “a maior parte do ano de 2021 continuará com restrições de fronteira ainda substanciais, mesmo com a população australiana já vacinada”.

Vale ressaltar que, desde o início da pandemia, restrições de viagens domésticas na Austrália – entre estados, territórios e algumas áreas remotas – entraram em vigor para ajudar a prevenir a propagação da Covid-19.

Ou seja, quem está na Austrália precisa conhecer as restrições e condições do lugar para onde vai viajar dentro do próprio país, como quarentena obrigatória quando chegar ao destino, custeada por conta própria.

Fronteiras da Austrália fechadas para estrangeiros desde março de 2020.

MELBOURNE E SYDNEY

As duas maiores cidades da Austrália, Sydney e Melbourne, experimentaram uma ampla transmissão pela comunidade e segunda onda de casos. A população de ambas as cidades vivenciou estritos bloqueios para ajudar a conter a propagação da doença.

Melbourne é a capital do estado de Victoria, o segundo estado mais populoso da Austrália. A região foi o epicentro novo coronavírus no país, registrando 90% das mortes. Com 5 milhões de habitantes, Melbourne fechou negócios e confinou residentes em suas casas por mais de três meses, entre julho e outubro de 2020.

Melbourne, epicentro da Covid-19 na Austrália e um longo lockdown. Image by rawpixel.com

IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL

O impacto econômico e social gerado pela pandemia da Covid-19 na Austrália foi enorme, assim como em todo o mundo. Empregos foram perdidos, negócios suspenderam operações, a maior parte da economia fechou, a demanda por serviços de saúde mental aumentou.

Para garantir que a economia australiana se recupere fortemente, o governo respondeu com medidas de apoio adicionais e temporárias para impulsionar a economia, a renda familiar, estimular negócios e reduzir a taxa de desemprego.

O pagamento chamado JobKeeper foi um subsídio salarial destinados às empresas, para apoiá-las a manter australianos e residentes permanentes em empregos. De acordo com o governo, o pagamento do JobKeeper será feito até 28 de março de 2021.

Já o JobSeeker, foi um pagamento complementar para mais de um milhão de beneficiários da previdência, que será mantido até 31 de março de 2021.

Para aqueles que sofreram efeitos financeiros adversos por conta da pandemia da Covid-19, o governo permitiu que indivíduos elegíveis obtivessem acesso antecipado a uma parte de sua aposentadoria, que na Austrália recebe o nome de superannuation. Cidadãos australianos, residentes permanentes e titulares de vistos temporários elegíveis – inclusive intercambistas, portadores de visto de estudante – puderam solicitar uma única liberação de até $10 mil dólares australianos.

A relação completa do Orçamento da Austrália 2020-2021 quanto ao suporte adicional para a Covid-19, você encontra aqui.

O governo australiano está focado na criação de oportunidades de emprego e 2021 começou com uma boa notícia divulgada na mídia: 90% dos empregos perdidos durante a pandemia foram recuperados. Os números mostram que 50 mil australianos começaram a trabalhar em dezembro de 2020, o que representa uma forte recuperação.

VACINA

De acordo com o primeiro-ministro, Scott Morrison, o órgão regulador farmacêutico da Austrália deve aprovar o uso da vacina da Pfizer e as vacinações contra a Covid-19 devem começar em meados de fevereiro de 2021.

Foi afetado pelo fechamento das fronteiras da Austrália? Mora na Austrália e recebeu alguma ajuda financeira do governo? Conta pra gente aqui nos comentários

Deixe um comentário