You are currently viewing 4 skills que o intercâmbio proporciona para alavancar a carreira

4 skills que o intercâmbio proporciona para alavancar a carreira

Sabia que o intercâmbio, muito mais que a oportunidade de aprender um novo idioma, confere a você, como pessoa e como profissional, habilidades que são os grandes diferenciais que as melhores empresas e recrutadores estão de olho?

Continue lendo para entender melhor.

ENTENDENDO OS BASTIDORES

Num processo seletivo, quando o entrevistador faz perguntas do tipo “qual sua maior fraqueza?” ou “você já teve dificuldade em trabalhar com algum gestor?”, a verdade é que ele não quer de fato saber dos seus defeitos, até porque defeitos todos nós temos.

Ele quer saber se você tem consciência e está atento às suas limitações e, mais do que isso, se você tem exemplos concretos do que já aconteceu com você e como você resolveu o problema e a experiência difícil que enfrentou.

As perguntas e dinâmicas em grupo ajudam o recrutador a saber se você sabe lidar com o novo, com o inesperado, se sabe interagir com pessoas diferentes e de opiniões diversas. E, guess what? Todos esses skills, somados ao aprendizado da nova língua, são lapidados durante o intercâmbio. 

Listamos quatro habilidades desenvolvidas durante o intercâmbio na Austrália, que são inerentes à experiência de vida na terra dos cangurus. Elas te ajudarão a alavancar a carreira e a conseguir um bom emprego ao voltar para casa. Agora que você já sabe disso, concentre-se em desenvolvê-las!

Lovely good-looking girl in blue clothes has a good idea. Joyful female model thinking about something pleasant.

1. Lidar com as diferenças

Essa é uma habilidade muito importante no mundo dos negócios em num mundo conectado, sem fronteiras. Durante o intercâmbio, divide-se casa com pessoas de países diferentes; na sala de aula, independentemente do curso, não faltam nacionalidades distintas.

Especialmente a Austrália, que é uma sociedade etnicamente diversa, lar de imigrantes de mais de 200 países e recebe estudantes de todas as partes do planeta.

Se você se apropriar dessa experiência de convívio com culturas diferentes como uma oportunidade de crescimento, sairá na frente de quem só está na Austrália a passeio.

2. Habilidades de comunicação

Convenhamos, esta habilidade, definitivamente, você irá desenvolver. Você precisará se fazer entender nas situações corriqueiras do seu dia, nem que seja por mímica!

E, mesmo se você já falar inglês, terá interações com pessoas de outras nacionalidades, cujo inglês não é a primeira língua. Ou seja, você vai aprender acriar novas estratégias para ser entendido e compreender o outro no processo de comunicação.

3. Trabalhar em equipe

Você estará em um novo país, cujo idioma é diferente do seu. Então, você precisa de fato se esforçar para não se isolar.

Com certeza, você dividirá moradia com outros estudantes e em uma casa compartilhada sempre existirão tarefas que pedem cooperação mútua para serem feitas. Além disso, as aulas nas escolas de idiomas, nos colleges e nas universidades têm inúmeras atividades em grupo e passeios coletivos.

Você terá acesso a oportunidades de trabalho que só terão sucesso se forem performadas em equipe. Por exemplo: fazendo mudanças, trabalhando em eventos atrás do bar, integrando o time da cozinha de um restaurante.

Participar ativamente de todas essas situações lhe trará novos amigos e experiências inesquecíveis, inclusive que farão diferença no bolso. Então, agarre todas elas!

4. Sair da zona de conforto e pensar fora da caixa

Deixar o seu país para se aventurar no intercâmbio e viver algo totalmente novo é sair da zona de conforto. Traduz a busca por caminhos novos e desafiadores, que trazem crescimento.

E sair da sua zona de conforto te ensinará a pensar fora da caixa. O intercâmbio exigirá um comportamento novo e nada comum, acompanhado de novas ideias para solucionar as situações e os desafios que até então você não tinha experimentado antes.

E, acredite, você será um colecionador de situações desse tipo.

Fazer intercâmbio proporciona desenvolver habilidades pessoais e profissionais valorizadas por empregadores

MUITO MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINOU

Você, definitivamente, não será o mesmo após o intercâmbio na Austrália! Essa mudança de contexto lhe trará novos conhecimentos e um novo olhar para situações antigas.

Ao assumir o intercâmbio como uma responsabilidade de continuar evoluindo, a fluência em inglês será um grande atributo, que se somará a várias outras competências desenvolvidas. O crescimento será como pessoa e como profissional.

E aí? Preparado para alavancar a carreira com o intercâmbio? Já teve essa experiência e o intercâmbio impulsionou sua profissão? Compartilhe aqui nos comentários.  

Deixe um comentário