
Sabe aquele emprego super interessante, com salário legal, naquela multinacional que você admira? Ai você já se imagina contratado pela empresa, se desenvolvendo, sendo promovido e viajando o mundo a trabalho?
Mas aí, nos anúncios dos empregos dos sonhos, você verifica que as exigências para as vagas são muito além das suas habilidades, a começar pelo inglês avançado ou fluente. O que fazer nesse caso? Desistir do sonho? Jamais!
Continue lendo o post para saber como melhorar o currículo.
INVESTIR EM VOCÊ
Já vamos direto ao ponto. Para melhorar o currículo, o intercâmbio na Austrália pode ser uma das melhores decisões de investimento que você pode ter. Esse é um tipo de intercâmbio com data para começar e data para terminar. O foco é passar o tempo estritamente necessário na terra dos cangurus para aprender as habilidades específicas e voltar para o país de origem com novos skills.
E essas novas habilidades, os chamados skills, não são unicamente aprender inglês não. A Austrália tem uma enorme variedade de cursos para estudantes internacionais. A dica é entender o que se quer alcançar, quais conhecimentos são necessários para se diferenciar enquanto profissional, e como o intercâmbio vai agregar nisso.
E a temporada na terra dos cangurus pode ser para estudar um único curso ou uma combinação de cursos diferentes. Por exemplo, se o novo skill buscado é o aprendizado de inglês, estuda-se por um tempo determinado e, alcançado o desenvolvimento desejado, o intercâmbio chega ao fim.
Além dos cursos de General English, existem cursos técnicos (os chamados cursos VET) com duração de seis meses, de um ano, de dois anos. Há também cursos de pós-graduação de dois anos, MBA e mestrados.

Independentemente dos novos conhecimentos buscados, das combinações de cursos e da duração total dos estudos, o ponto em comum entre as pessoas que fazem intercâmbio para melhorar o currículo é que elas sabem aonde querem chegar e como fazer para chegar lá, sem distrações pelo caminho.
Mas isso não significa que não haverá diversão durante a trajetória! Os intercambistas que querem melhorar o currículo não têm a pretensão de começar vida nova na Austrália e, justamente por isso, eles aproveitam ao máximo a terra dos cangurus durante a temporada estipulada de estudos. O foco é voltar para o Brasil com uma formação melhor e experiências inesquecíveis.
VANTAGEM COMPETITIVA
Fazer intercâmbio é uma vantagem para candidatos em processos seletivos de empregos, pois os recrutadores valorizam a experiência adquirida ao viver em outro país, ao lidar com culturas diferentes e sair da zona de conforto. Tudo isso somado ao domínio do inglês e às habilidades adquiridas em cursos feitos no exterior, colocam o candidato em outro patamar.
E aí, a partir do momento que o intercâmbio começa e o estudante vai adquirindo experiências e novos conhecimentos, essas informações já são atualizadas no currículo e no perfil em redes sociais profissionais, como o LinkedIn.
E quando o intercâmbio está na reta final, os estudantes já começam a aplicar para vagas ainda morando na Austrália, e agendam entrevistas por vídeo, afinal não há tempo a perder!
NÃO DESPERDICE OPORTUNIDADES
Dica preciosa aqui. Já está bem claro que quem faz intercâmbio para melhorar o currículo é bastante focado, visualiza um futuro promissor quando voltar para o país de origem, quer crescer na carreira e conseguir boas oportunidades de emprego, chega de trabalhos medianos!
No entanto, o pulo do gato do sucesso é você não perder as chances de ter experiências diversas no mercado de trabalho australiano durante o intercâmbio. E isso significa fazer trabalhos que nunca considerou fazer antes, seja com limpeza (cleaner), como garçom e garçonete, lavador de pratos, entregador de delivery etc.

Isso só tem a agregar a você como pessoa e como profissional. Espere pela nova carreira promissora e com regalias no Brasil. Na Austrália, esteja aberto para as oportunidades que se aplicam à grande maioria dos estudantes internacionais.
Se você se identifica com o perfil de intercambista que quer melhorar o currículo, saiba que o intercâmbio na Australia é um meio do caminho e não um ponto final, e use esse tempo na terra dos cangurus para se tornar uma pessoa melhor, evoluir em todos os sentidos, além de aprender um novo idioma – claro!, e voltar para casa muito mais forte para competir no mercado de trabalho.
E aí? Partiu Oceania para estudar – passear também – e melhorar o currículo? Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Fale com a gente aqui.
