Intercâmbio de férias

Vamos falar sobre uma modalidade de intercâmbio na Australia que, geralmente, as pessoas nem sabem que existe: o intercâmbio de férias. É quando se viaja para a terra dos cangurus para turistar e, de quebra, estudar.

É um intercâmbio mais curto, ideal para quem quer se desenvolver e investir em experiências internacionais, mas não pode se ausentar de casa e da rotina por muito tempo, porque tem uma carreira e um trabalho a zelar, por causa da família etc.

Continue lendo este post para saber todos os detalhes.

O PERFIL DO INTERCAMBISTA DE FÉRIAS

Nesta modalidade de intercâmbio, a pessoa usa o tempo em férias para estudar em outro país. E, no caso da Austrália, é possível estudar inglês ou muitos outros tipos de curso. Normalmente, a maioria se empenha em usar esse tempo das férias para estudar inglês.

A duração média desse intercâmbio é de 4 a 12 semanas (1 a 3 meses), o que se encaixa perfeitamente quando se tira férias tradicionais de 30 dias ou mais longas, quando se usa banco de horas ou férias acumuladas. É apropriado também ao contexto de quem tem acesso a licença não remunerada no trabalho.

Funciona assim: o intercambista aplica para o visto de turista e inclui os estudos na vigência das férias desfrutadas na terra dos cangurus.

BENEFÍCIOS DO INTERCÂMBIO DE FÉRIAS

  • O intercâmbio de férias é mais barato que um intercâmbio curto de estudos. O processo do visto de turista é mais barato do que o do visto de estudante.  
  • Se bater a dúvida se vale a pena tirar férias na Austrália, mas comprometer todo o tempo estudando, relaxa! Não precisa necessariamente estudar o tempo inteiro. Dá para estudar a metade do tempo e turistar a outra parte. E dá para intercalar os estudos com viagens, não precisa estudar tudo de uma vez só.  

Por exemplo, em um intercâmbio de dois meses é possível estudar 15 dias, turistar 15 dias e repetir essa ordem.  Não existe, efetivamente, nenhum tipo de regra nessa combinação, a ideia é o estudante adaptar e incluir o período de estudos ao período de descanso (férias).

Mas isso não quer dizer que você deve viajar para a Austrália descoberto! Recomendamos a contratação de um seguro viagem. E a dica aqui é conferir se o seu cartão de crédito dá algum benefício nesse sentido, pois alguns cartões oferecem esse seguro viagem gratuitamente para os clientes. 

Intercâmbio de férias, é ideal para quem quer investir em desenvolvimento e experiências internacionais, mas não pode se ausentar muito tempo da rotina por causa da carreira e/ou da família

VISTO DE TURISTA

Vamos então falar um pouco sobre o visto de turista na Austrália. Listamos cinco informações úteis que você precisa saber:

1. Aplicação por conta própria

Primeira coisa, você pode aplicar para o visto de turista por conta própria, no site da imigração do governo australiano. Se quiser contar com ajuda, várias agências de intercâmbio e até despachantes podem aplicar esse visto para você, e por um valor relativamente baixo.

2. Exames médicos

Eventualmente, a imigração pode solicitar que você faça exames médicos e apresente os resultados, como parte do processo de concessão do visto de turista. Não é comum, mas pode acontecer.

3. Validade do visto e permissão de múltiplas entradas

Ao ser aprovado, o visto de turista terá um tempo de validade, que costuma ser de um ano. Mas, muito provavelmente, você não terá a permissão para ficar 365 dias consecutivos, sem parar, dentro da Austrália. Isso porque o visto tem também a condição de permissão de múltiplas entradas. O que isso quer dizer? Vamos explicar.

A permissão para múltiplas entradas é o período que você pode ficar na Austrália e, vencido o prazo, você precisa sair. Exemplo: visto de turista com validade de um ano, e permissão de múltiplas entradas de 90 dias. Isso significa que você pode ficar na Austrália, como turista, por 90 dias e, quando vencer esse período, você tem que sair do país. E dentro do prazo restante da validade do visto de um ano, o turista pode viajar novamente para a Austrália, e continua valendo a regra dos 90 dias para ficar. Esse prazo da condição de múltiplas entradas no visto de turista pode variar entre 30 dias, 90 dias, seis meses, um ano.

4. Trabalho

Portadores de visto de turista não são autorizados a trabalhar na Austrália. Nenhum tipo de trabalho, mesmo que seja trabalho não remunerado.  

5. Aplicar para outro visto australiano

Vamos imaginar que você chega na Austrália com o visto de turista, estuda e passeia durante as férias, se apaixona pelo país e quer ficar mais tempo. De dentro da Austrália dá para aplicar para um visto de estudante, seja para estudar inglês, para fazer um curso técnico, fazer faculdade, cursar pós-graduação ou MBA.

E aí? Partiu terra dos cangurus durante as férias para passear e estudar também?

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário

Leia também