
Para quem está planejando o intercâmbio na Austrália ou para quem acabou de chegar em Brisbane, capital de Queensland, neste post vamos apresentar sete bairros favoritos entre os intercambistas brasileiros, incluindo o centro da cidade e os bairros no entorno.
Continue lendo para saber mais detalhes e escolher o seu.
FÁCIL LOCOMOÇÃO
Brisbane é uma cidade bastante segura, o deslocamento para quem mora no centro e bairros nos arredores é fácil. É claro que o trânsito nos horários de pico é um ponto a se considerar, no entanto, há outras alternativas interessantes que driblam o tráfego de veículos particulares, como o uso de scooters elétricas, bicicletas, se deslocar a pé ou por meio de transporte público, como trem/metrô e ferry-boats.
Confira a lista dos sete bairros mais procurados pelos intercambistas.
1. City centre – centro da cidade
O centro de Brisbane, chamado de City, não é um bairro muito grande e é tranquilo circular por todas as ruas do centro caminhando. Na City está a maioria das escolas de inglês e dos colleges (que oferecem cursos VET), e também muitos hotéis, restaurantes, bares e escritórios de empresas. Por ser o coração financeiro da cidade, há muita oferta de empregos por ali.
Apesar de ser extremamente comercial, a City possui sim vários apartamentos disponíveis para locação. O valor do aluguel não é tão diferente dos demais bairros deste post, mas não será fácil encontrar moradia na City com garagem disponível. E pagar estacionamento é uma opção cara. A grande vantagem de morar no centro é obviamente a proximidade das escolas e possivelmente do trabalho, eliminando gastos com transporte.
Vale a pena destacar que na City que está localizado o The City Botanic Gardens, onde dá para passear pela flora nativa ou descansar em uma das mesas de piquenique e observar o Rio Brisbane. Aos finais de semana tem feirinha e comida brasileira, como coxinha, pastel e caldo de cana.
A City abriga também a Brisbane Square Library, biblioteca que é um incrível centro de estudos, com WiFi grátis, uma grande variedade de livros impressos e digitais, e grupos de conversação em inglês via Zoom.
2. Spring Hill
Spring Hill é colado no centro e um dos favoritos. Tem muitos quartos em casas ou apartamentos compartilhadas e apartamentos de um quarto, no modelo estúdio, para locação. Está próximo de estações de trem/metrô e tem um ônibus gratuito (o City Loop), que faz a rota do bairro para a city e vice versa.
É um bairro muito arborizado e lar do famoso Roma Park, um parque público enorme, com grandes jardins e espaços gramados, churrasqueiras, cascata e lago, parquinho infantil, eventos culturais etc.
3. Southbank
Southbank é uma área com muitas atrações e, por isso mesmo, é a mais turística da cidade. Tem museu, galeria de arte, biblioteca estadual, parque aquático com praia artificial, área verde com churrasqueiras e mesas de piquenique roda-gigante, o famoso letreiro de Brisbane, um river walk maravilhoso, e muito mais.
As ofertas de acomodação na região são mais restritas, é verdade, mas ainda assim é possível morar em um apart hotel ou em algum edifício recém construído. Morar em South bank é sinônimo de ter na porta de casa uma infinidade de opções de lazer, feirinhas e eventos, com pessoas e culinárias de todas as partes do mundo.
4. South Brisbane
South Brisbane é o bairro que abriga Southbank, explicado no tópico anterior. Em South Brisbane há diversas opções de moradia, das mais cara às mais baratas, inclusive albergues. Um dos grandes atrativos do bairro é o Musgrave Park, um parque com piscina – cujo acesso é mediante pagamento, mas é bem barato – e uma área enorme gramada, que recebe alguns dos maiores festivais culturais de Brisbane.
5. Kangaroo Point
Kangaroo Point é o bairro umas das vistas mais bonitas de Brisbane e ideal para entusiastas do esporte, aventureiros e caçadores de emoção. É lá que está localizado o grande paredão de falésias (Kangaroo Point Cliffs), ao longo do Rio Brisbane. O local é popular pelos piqueniques, churrasqueiras públicas, rapel e escaladas.
Mas se escalar um penhasco não é sua praia, você pode andar de caiaque ou fazer stand up paddle no rio, ou então caminhar e andar de bicicleta. Há também mirantes maravilhosos, perfeitos para fotos, meditar, ler um livro ou apenas contemplar a vista.
O bairro tem inúmeras casas e apartamentos para aluguel, vários inclusive com vista para o rio. O valor do aluguel é acessível e está na média de preço dos bairros próximos ao centro.
6. Fortitude Valley
Fortitude Valley, afetivamente conhecido como “Valley”, é o lugar para se divertir em Brisbane. O bairro está ao lado do centro da cidade, reúne bares, clubes, baladas e restaurantes de perder a conta. A região tem vida noturna agitada e é perfeita para quem gosta de festas. Você não vai conseguir conhecer todos os bares e clubes disponíveis, mas se divertirá tentando.
O bairro tem estação de trem/metrô, diversas linhas de ônibus, muitos supermercados, uma rua famosa pelos restaurantes finos e boutiques de estilistas locais e internacionais, tem também alguns prédios antigos de belíssima arquitetura, tem muitas facilidades e certamente você encontrará no Valley tudo o que precisar.
A região é muito procurada pelos intercambistas brasileiros, tem oferta de todo tipo de moradia e preço de aluguel e acessível.
7. West End
West End – juntamente com South Bank – é o coração artístico e criativo de Brisbane. Repleto de movimentos culturais e mercados de moda, é um lugar de diversão e comida o tempo todo. Fins de semana em West End significam feirinhas a céu aberto!
Na área central do bairro, há muitos restaurantes, supermercados e diversos bares. Já na parte próxima ao Rio Brisbane, tem muitas áreas verdes, com grandes gramados e árvores, pistas de caminhada e ciclovias, pontos com churrasqueira e parquinhos para crianças, enfim, de tudo um pouco.
West End tem muitos prédios novos e muitas opções de acomodação para estudantes, e o preço pode variar bastante, de aluguéis mais em conta a preços mais salgados.
Gravamos uma série de dois vídeos, mostrando um pouco de cada um dos bairros deste post. Assista!
E você? Mora, já morou ou quer morar em alguns dos bairros falados aqui? Compartilhe a sua experiência nos comentários.
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.