Você está visualizando atualmente Austrália: linha do tempo do fechamento das fronteiras

Austrália: linha do tempo do fechamento das fronteiras

A fronteiras da Austrália estão fechadas desde março de 2020 para não cidadãos e não residentes. Esse foi um impedimento inesperado para todos aqueles que pretendiam viajar para o país, seja como estudante internacional para fazer intercâmbio ou como turista.   

Desde então, apenas alguns grupos restritos de pessoas estão autorizadas a entrar na Austrália, restando aos demais a esperança de reabertura das bordas em um futuro próximo, porém ainda sem data confirmada até o momento desta publicação.

Neste post, vamos apresentar uma linha do tempo com as principais informações de fechamento das fronteiras australianas, com destaque para os fatos de interesse dos estudantes internacionais.

Continue a leitura para mais detalhes.

QUEM PODE ENTRAR NA AUSTRÁLIA

Antes de mais nada, vamos repetir que até a data deste post, as fronteiras internacionais da Austrália permanecem fechadas. Faremos atualizações regulares nesta postagem, à medida que novas informações oficiais forem divulgadas.

Atualmente, apenas um pequeno grupo de pessoas, incluindo cidadãos australianos, residentes permanentes, parentes próximos e viajantes que estiveram na Nova Zelândia nos 14 dias anteriores estão autorizados a entrar na Austrália.

É improvável que viagens internacionais em grande escala partindo e chegando na Austrália ocorram em 2021. No entanto, há esperança de reabertura das fronteiras, principalmente após o início do programa de vacinação contra a Covid-19 no país, apesar de a imunização estar caminhando em ritmo lento até o momento na terra dos cangurus.

Tesoureiro Josh Frydenberg com o primeiro-ministro australiano Scott Morrison, durante divulgação do orçamento federal 2021; documento sugeriu que estudantes internacionais têm chances de entrar na Austrália no final de 2021

MAIO 2021

Austrália faz o lançamento do orçamento federal 2021, o qual informa que as fronteiras do país permanecerão fechadas provavelmente até metade de 2022. Após essa data, a entrada de pessoas com vistos temporários e permanentes será feita gradualmente. Entretanto, foi sinalizado que há chances de os estudantes internacionais poderem entrar no país antes disso, já no final de 2021.

ABRIL 2021

27 de abril: O estado de Victoria, cuja capital é Melbourne, anuncia planos para começar a aceitar estudantes internacionais em 2021. O governador de Victoria, James Merlino, formalizou ao primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, que a intenção do estado é aceitar grupos chave de estudantes internacionais, considerados importantes para a recuperação economia da Austrália.

8 de abril: As universidades do estado de Victoria, diretamente afetadas pelo fechamento das fronteiras, discutem a possibilidade de ajudar a financiar a quarentena de estudantes internacionais na Austrália, bem como voos e exames médicos. Em resposta, o governo federal disse estar aberto a receber propostas de planos pilotos para receber estudantes, porém com a exigência de quarentena e aprovação do chefe de saúde do estado (Chief Medical Officer), salientando, no entanto, não ter recebido ainda propostas do tipo.  

MARÇO 2021

31 de março: Para convencer o governo federal australiano a aprovar o retorno de estudantes internacionais ainda no segundo semestre de 2021, o governo de New South Wales planeja introduzir acomodações alternativas de quarentena para estudantes internacionais.

25 de março: O ministro federal da Educação, Alan Tudge, lança dúvidas sobre o retorno de estudantes internacionais indianos à Austrália em 2021. Ele afirmou que o retorno de estudantes internacionais da Índia dependerá do lançamento da vacina e que a partir de 2022 espera que a Austrália esteja perto do normal novamente.

14 de março: Cingapura é sugerida como local para ser o “centro de quarentena” para visitantes internacionais em viagem para a Austrália, informação negada pelo Ministério de Relações Exteriores de Cingapura. Entretanto, o Ministério informou em comunicado que o país está em negociações com a Austrália para retomar as viagens internacionais, e que os estudantes internacionais são uma prioridade para ambos.

2 de março: O governo federal australiano anuncia que o fechamento das fronteiras não terminará em 17 de março de 2021, conforme programado inicialmente, permanecendo em vigor por pelo menos mais três meses, prorrogando para até 17 de junho de 2021.

FEVEREIRO 2021

O ministro da Imigração, Alex Hawke, alega que o governo australiano não concederá extensões de visto para aqueles que atualmente não estão na Austrália e são titulares de visto subclasse 485 – Temporary Graduate Visa.

NOVEMBRO 2020

Iniciado o programa piloto da Charles Darwin University, universidade localizada no Northern Territory. Como resultado, estudantes do Vietnã, China, Hong Kong, Japão e Indonésia foram os primeiros estudantes internacionais a chegarem à Austrália, desde março de 2020.

SETEMBRO 2020

28 de setembro: O governo do Northern Territory negocia um acordo com o governo federal e com a Charles Darwin University para executar um programa piloto que permite a entrada de até 70 estudantes internacionais em Darwin.

19 de setembro: Estudantes internacionais graduados, que foram afetados por restrições de viagem impostas pela pandemia, recebem a permissão para a concessão de um visto de Graduação Temporária fora da Austrália, nos casos em que o graduado atenda a todos os requisitos. As concessões, embora significativas, não tiveram nenhum efeito para quem já possuía um visto 485 e estava fora da Austrália.

MARÇO 2020

O primeiro-ministro do país, Scott Morrison, anuncia a medida de fechamento das bordas, na mesma época em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do coronavírus como uma pandemia, clamando por ações agressivas de todos os países para combatê-la, visto os níveis alarmantes de propagação.

Fonte: Insider Guides Australia

Você teve o intercâmbio interrompido ou precisou adiar os planos de estudos na Austrália por causa das fronteiras? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, contratação de seguros, moradia, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário