Você está visualizando atualmente Quais documentos levar para o intercâmbio?

Quais documentos levar para o intercâmbio?

Você quer fazer intercâmbio na Austrália e se pergunta: quais documentos pessoais levar? Apenas passaporte é suficiente? E quanto ao cartão de crédito? Será que posso usar a habilitação brasileira para dirigir na Austrália? Levar muitos documentos pode parecer suspeitos para a imigração?

Continue lendo este post para saber qual documentação levar e não ficar na mão se precisar de algum documento depois que já estiver na terra dos cangurus.

PASSAPORTE E CERTIFICADO DE VACINAÇÃO

O passaporte será o seu principal documento de identificação na Austrália se você não tirar a carteira de identidade australiana. E, claro, sem passaporte você não entra em solo australiano. Quanto ao comprovante de vacinação, estamos nos referindo ao Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela, documento cujo porte é altamente recomendado, pois pode ser solicitado pelos oficiais de imigração na Austrália. O primeiro passo é tomar a vacina de febre amarela para quem ainda não se imunizou e solicitar o certificado no site do governo federal brasileiro.

Em relação à vacina contra a COVID-19 e o respectivo certificado de vacinação, nenhuma decisão formal foi divulgada até a publicação deste post, mas há fortes rumores de que o governo federal australiano está considerando como reconhecer um certificado digital internacional de imunização para COVID-19 para estrangeiros.

CARTEIRA DE MOTORISTA – CNH

Cada estado australiano tem regras próprias no que diz respeito a usar uma carteira de habilitação (CNH) estrangeira para dirigir. No entanto, todos os estados na Austrália são unânimes ao pedir que a CNH seja traduzida do português para o inglês. Ou seja, você pode dirigir com a sua habilitação brasileira, mas para uso oficial na Austrália, ela deve ser traduzida e juramentada, sendo que a tradução deve ser feita por tradutores credenciados NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters). Recomendamos que você traduza a CNH assim que chegar na Austrália e a Channel tem tradutores NAATI parceiros que podem te ajudar nessa missão.

Outra opção é considerar tirar uma carteira internacional de habilitação e estar apto a dirigir em diversos países. Entretanto, se você não é habilitado, mas pensa em dirigir na Austrália, porém acredita que a barreira do idioma venha a ser um impedimento, pode ser uma boa ideia tirar a CNH brasileira antes de viajar.

CARTEIRA DE IDENTIDADE – RG

Na terra dos cangurus, a sua carteira de identidade brasileira (RG) não será considerada um documento oficial. Pode ser que a sua carteira de motorista (CNH) seja aceita em alguns lugares, mas o documento oficial será o seu passaporte. Mas convenhamos que não é prático carregar o passaporte para cima e pra baixo, dando margem ao risco de perdê-lo e sofrer a dor de cabeça das consequências.

Uma alternativa é providenciar uma ID australiana, bastante útil e indicado, pois substitui o passaporte como documento de identificação dentro do território nacional da Austrália. Trata-se de um serviço pago e cada estado tem um valor e uma ID diferente. Por exemplo, em Queensland, a ID é um cartão de identificação chamado Proof of Age. Clique e saiba o passo a passo sobre como tirar a ID Australiana em , Queensland, New South Wales, Victoria, South Australia, Western Australia, Northen Territoty e Tasmania.  

Mas saiba que a carteira de identidade brasileira (RG) faz parte da documentação exigida pelo Consulado Geral do Brasil em Sydney, caso seu passaporte vença e você precise renová-lo durante o período na Australia, assim como em situações de substituição de passaporte furtado/extraviado. No entanto, vale a pena destacar que a CNH pode substituir o RG nesses processos. Confira aqui a lista de documentos exigidos para emissão de passaporte brasileiro em solo australiano.

CARTÃO DE CRÉDITO

Cartões de crédito ou débito dificilmente serão aceitos na Austrália, a não ser que sejam internacionais. No entanto, o processo de abertura de uma conta bancária para estudantes internacionais na Austrália é relativamente simples e rápido, e muitas agências de intercâmbio oferecem suporte nessa tarefa, inclusive a Australia Channel. É bem melhor ter uma conta em um banco local para a gestão da vida financeira na terra dos cangurus.  

A recomendação é que o estudante leve alguns dólares australianos em espécie para passar os primeiros dias, até ir ao banco e abrir a conta australiana, o que é feito em alguns minutos. Não se esqueça de habilitar o uso online da sua conta bancária no Brasil, assim você poderá fazer transações bancárias no Brasil, usando o app do seu banco brasileiro.

DOCUMENTOS DIGITALIZADOS

Independentemente do tempo que você pretende viver como intercambista na Austrália (seja um intercâmbio curtinho ou mais longo), o idealé digitalizar alguns documentos essenciais e armazená-los em um servidor online.  Eles certamente serão uteis caso apareça alguma boa oportunidade de trabalho, e também nos processos de renovação de visto. Digitalize e armazene diplomas relevantes, por exemplo de graduação e pós-graduação, históricos escolares, e certidão de nascimento.

Essas é a nossa sugestão de documentação necessária e indispensável. Acha relevante incluir mais algum documento neste post? Compartilhe aqui nos comentários!

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, contratação de seguros, moradia, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário