
Você tem o sonho de cursar o ensino médio em outra língua, ou melhor, em inglês, em um país maravilhoso e multicultural? Pois considere o intercâmbio na Austrália! A terra dos cangurus vai te proporcionar experiências inesquecíveis e te surpreender. Quer saber o porquê? Continue lendo este post.
HIGH SCHOOL
Tome nota: nos países de língua inglesa, ensino médio é chamado de high school. Na Austrália, o intercambista vai estudar o ensino médio com os australianos, pode escolher entre fazer o high school por somente um semestre, por um ano completo, ou até mesmo o ensino médio inteiro. O ano letivo começa em janeiro e termina no final do ano, igual ao calendário no Brasil.
Há escolas públicas e privadas, em todos os estados e territórios australianos, que recebem estudantes internacionais. Vale destacar que, na terra dos cangurus, algumas matérias são diferentes em comparação com a grade curricular brasileira e a boa notícia é que o tempo estudado na Australia é convalidado no Brasil.
O QUE É PRECISO PARA FAZER HIGH SCHOOL NA AUSTRÁLIA?
Para cursar o ensino médio na terra dos cangurus, o estudante precisa ter entre 13 a 17 anos. Existem algumas escolas que recebem alunos que completarão 18 anos durante o programa de intercâmbio ou que já fizeram 18 anos. É preciso estar cursando o ensino médio no país de origem e ter notas boas. E, claro, ter inglês, no mínimo, intermediário.
O estudante irá morar com famílias hospedeiras, que são cuidadosamente selecionadas pela escola ou pelo departamento de educação local. É um processo muito delicado e cuidadoso, que segue à risca o código de conduta e a legislação que regulamenta os programas de estudos de high school na Austrália.
ALGUMAS DIFERENÇAS
Diferentemente da maioria das escolas no Brasil, o ensino médio na Austrália é em período integral. Não existe estudar só na parte da manhã ou da tarde, por exemplo. O aluno vai passar praticamente o dia inteiro na escola. As aulas começam bem cedo e acabam no final da tarde, por volta das 15h ou 16h.
Além das matérias básicas (matemática, física, química etc), no high school australiano, o intercambista tem a oportunidade de escolher algumas áreas especificas, como esportes, dança, culinária, teatro e música, para se aprofundar e desenvolver habilidades. E o desempenho em tais áreas pode inclusive alavancar as chances de o estudante internacional conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade local.
A Austrália tem principalmente quatro tipos de escolas: escolas masculinas (somente para meninos), femininas (somente meninas), escolas mistas e religiosas (católicas, por exemplo).
Quanto à metodologia de ensino e formas de avaliação, nem tudo se traduz à aplicação de provas. Os testes avaliativos podem sim acontecer, mas os alunos têm muito mais assigments para fazer (também chamados assessments), que são os trabalhos/atividades sobre a matéria que está sendo aprendida. Os assessments são muito mais comuns que as provas e há assigments individuais, em dupla e em grupo.

TIPOS DE PROGRAMAS
De um modo geral, é importante que você conheça os tipos de programas para intercambistas praticados pelas escolas australianas. Aqui estamos falando não só de programas de ensino médio (high school), mas do ensino fundamental também.
Alunos internacionais a partir de seis anos de idade são aceitos em escolas na Austrália e, nessa modalidade, o estudante deve estar acompanhado dos pais. Já no programa chamado study abroad, o aluno estuda de três meses a um ano na terra dos cangurus. E no programa de graduação, o estudante vai para a Austrália para estudar pelo menos os dois últimos anos do ensino médio e, ao se formar, é possível inclusive conseguir uma colocação em uma universidade australiana, de acordo com as notas e o desempenho escolar.
SEGURANÇA E ESTILO DE VIDA
A Austrália atrai cada vez mais intercambistas para cursar o ensino médio, principalmente por ser um país seguro e por causa do clima parecido com o do Brasil. E isso geralmente agrada os pais de adolescentes, que se sentem mais confiantes em saber que seu filho ou filha terá a oportunidade de estudar em uma escola certamente perto da praia, poderá praticar esportes, aprender a surfar, andar de bicicleta, acampar e sair com os amigos sem se preocupar com a violência.
E vale destacar que quando o intercâmbio de high school é feito em parceria com uma agência especializada nessa faixa etária, o aluno tem apoio durante todo o programa, desde a seleção das escolas, boas-vindas no aeroporto, orientação de chegada e no decorrer das aulas. A principal motivação é ter certeza que o intercambista está se sentindo feliz e está seguro.
E então? Partiu ensino médio na Austrália?
INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.