
Guarde na memória esta frase: fazer intercâmbio na Austrália para aprender inglês melhorará a sua vida nos próximos anos e fará uma grande diferença no seu desenvolvimento profissional. O motivo? Porque o estudo do idioma de forma intensiva e imersiva em um país de língua inglesa contribui para um desenvolvimento super dinâmico da carreira.
Se interessou e quer saber em detalhes? Continue lendo este post.
MAIS OPORTUNIDADES
Não é novidade que a falta de conhecimento e domínio da língua inglesa é muitas vezes um impedimento para a candidatura a vagas e motivo de recusa de candidatos em entrevistas de emprego.
E a triste realidade é que o Brasil tem baixa proficiência em inglês, conforme apontou o estudo global de 2020 da Education First, que classificou 100 países e territórios por suas habilidades de inglês. O Brasil ocupou a 53ª posição do ranking.
Acontece que cada vez mais empresas estrangeiras estão entrando no mercado brasileiro, assim como cada vez mais empresas nacionais querem entrar no mercado internacional. E todo esse movimento é acompanhado da necessidade de contratação de profissionais que falam inglês, pois inglês é o idioma comum de comunicação no mundo dos negócios.
Por isso, o intercâmbio é definitivamente um divisor de águas e um potencializador para brasileiros que querem crescer na carreira, se destacar e serem disputados por recrutadores.
A imersão do intercâmbio, acompanhada das aulas intensivas de inglês e das incontáveis oportunidades de usar o idioma nas interações sociais cotidianas e no ambiente de trabalho (já que a Austrália permite que portadores de visto de estudante trabalhem 40 horas por quinzena, enquanto estudam), proporciona ao intercambista um conjunto de habilidades muito desejadas por empresas que fazem negócios em escala internacional e global.
Para mostrar de uma forma super clara essas habilidades, reunimos cinco razões pelas quais estudar inglês em um programa de intercâmbio, num país estrangeiro, torna o intercambistamais atraente para o mercado de trabalho.
1. Presença em mercados internacionais
Esta era é global. Os negócios estão se tornando cada vez mais internacionais, as empresas querem trabalhar com mais eficiência e em diferentes países ao redor do mundo. Em empresas com filiais internacionais, a maioria dos documentos é em inglês, reuniões e workshops são em inglês, a comunicação com colegas de trabalho (de várias nacionalidades e origens) e com clientes estrangeiros é em inglês. Naturalmente, os contratantes dão preferência para quem fala bem inglês. E ser fluente em inglês é o principal fator para o crescimento de uma carreira de sucesso em multinacionais.
2. Desenvolvimento de soft skills
O intercâmbio oferece mais do que conhecimento sobre outro país, seu idioma e cultura. Os intercambistas desenvolvem habilidades de liderança, autoconfiança e um melhor entendimento das complexidades do mundo ao seu redor. Como estudante internacional, pode parecer estranho morar na casa de outra pessoa no início, e pode ser difícil para o intercambista ser ele mesmo quando todos ao seu redor são tão diferentes. Mas esses desafios são uma oportunidade única de aprimorar as competências sociais, os chamados soft skills, muito valorizados pelas empresas. E do ponto de vista dos contratantes, ter soft skills significa ter a capacidade de construir bons relacionamentos com colegas (inclusive de outros departamentos), trabalhar em um ambiente multitarefa, manter a calma durante momentos estressantes e mostrar uma abordagem flexível para as atividades de trabalho, focando não apenas no que precisa ser feito conforme a lei e as normas, mas procurando soluções baseadas no que o negócio necessita.

3. Eficiência na execução de tarefas
Nós já falamos sobre a importância do inglês para algumas profissões neste post aqui. O fato é que muitos campos profissionais estão fortemente ligados à base da língua inglesa, como a área de TI, as engenharias, o setor de bancos e investimentos, as indústrias de comércio exterior, publicidade, logística, farmacêutica, turismo, construção, sem falar no marketing, na gestão de empresas, nos profissionais médicos, economistas etc. Para que um profissional seja capaz de executar com eficiência as tarefas que lhe são atribuídas, ele deve ter um conhecimento que lhe permitirá monitorar rapidamente o ambiente de negócios, que passa por constantes mudanças. Ou seja, esses profissionais devem ser capazes de acompanhar as inovações da legislação internacional, navegar no vocabulário e na terminologia específica, ler literatura estrangeira especializada, participar de conferências em outros países etc. É isso o que a empresas buscam e tudo isso é possível e mais fácil se o profissional dominar a língua inglesa.
4. Melhora nas habilidades de comunicação
Comunicação é a chave para uma colaboração de sucesso. Aprender uma língua estrangeira ajuda a remover barreiras e expande os horizontes pessoais. Conhecer outro sistema linguístico é um processo multifacetado: desenvolve a atenção, o pensamento lógico, a memória, a capacidade de analisar e sintetizar. Vale a pena destacar que o domínio bem sucedido do inglês expande os limites da consciência, torna o mundo mais visível e compreensível, além de contribuir para a difusão das próprias ideias. Dominar inglês impulsiona as habilidades de comunicação e ajuda a lidar com o estresse proveniente de situações em que é necessário usar ativamente o idioma para se comunicar e manter contatos internacionais.
5. Competição em novos mercados
Se uma empresa deseja entrar no mercado internacional, a contratação de pessoas com conhecimento da língua inglesa terá um papel importante no fortalecimento das relações com potenciais parceiros estrangeiros. Idiomas diferentes podem ser necessários, dependendo do setor e dos mercados emergentes, mas fluência em inglês e experiência em relações multiculturais certamente ajudarão a empresa a competir em um ambiente global.
A capacidade de se comunicar com clientes estrangeiros em inglês demonstra um alto nível de engajamento e interesse. E essa habilidade mostra aos clientes que a empresa compreende as suas necessidades e ajuda a estabelecer relações comerciais de confiança, aumentando as chances de fechar negócios em outros países e ampliar a influência no exterior.
Essas cinco habilidades proporcionadas pelo intercâmbio não apenas diferenciam o seu currículo dos concorrentes, mas podem proporcionar uma carreira muito mais interessante. Falar inglês fluente pode culminar com mudanças para outros países a pedido do empregador, oferece oportunidades de viajar para o exterior a trabalho, tudo isso acompanhado de experiência profissionais e pessoais inestimáveis.
Os líderes e recrutadores muitas vezes entendem o grande valor dos profissionais que são fluentes em inglês, por isso lutam ativamente por eles, garantindo um alto nível de salários e agradáveis condições de trabalho.
E então? Convencido de que o intercâmbio na Austrália para estudar inglês mudará a sua vida para melhor?
INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.