You are currently viewing Fazer intercâmbio para aprender inglês

Fazer intercâmbio para aprender inglês

Quer aprender a falar inglês e, para isso, considera fazer intercâmbio? Se sua resposta é sim, a Austrália é o lugar ideal para isso.

Continue lendo este post para saber por quê.

PARA TODAS AS IDADES

A Austrália é um país sem limites de idade para fazer intercâmbio e estudar inglês. Jovens que acabaram de completar 18 anos, adultos de 20, 30, 40 anos, e maiores de 50 anos, são elegíveis. O processo de aplicação de visto é o mesmo, independentemente da idade.

Menores de idade também podem estudar inglês na terra dos cangurus. Nesse caso, é preciso ter alguém na Austrália que se responsabilize pelo menor. Explicamos com mais detalhes o processo para menores neste vídeo.

E vale destacar que algumas escolas de inglês separam alunos acima de 30 anos dos mais jovens, formando turmas exclusivas, com estudantes mais maduros. Então, não se limite a pensar que intercâmbio é só para quem tem 20 anos. É para todas as idades.

IMERSÃO NA LÍNGUA INGLESA

O intercâmbio na Austrália para estudar inglês proporciona ao estudante uma imersão na cultura do país e aulas diárias com professores nativos. A metodologia de ensino nos cursos de General English conta com muitas atividades em grupo, brincadeiras, jogos e músicas em sala de aula. Essa forma descontraída ajuda o aluno a aprender melhor. À medida que o estudante avança de nível, as atividades vão se tornando mais complexas.

Neste post, explicamos as diferentes modalidades de cursos de inglês oferecidos na Austrália.

PERMISSÃO PARA ESTUDAR E TRABALHAR

Sim, essa é uma outra vantagem que você precisa saber sobre a Austrália. O país permite que os estudantes internacionais trabalhem enquanto estudam, e há muita oferta de emprego. Estamos falando de uma nação rica, com economia forte. Os intercambistas podem trabalhar legalmente 40 horas por quinzena.

Isso significa que você será remunerado em dólar australiano e poderá se manter no país sem necessariamente gastar todas as economias em real brasileiro. E ainda dá para juntar uma graninha para viajar pela Austrália ou renovar o visto e ficar mais um tempinho na terra dos cangurus.

Mas cuidado para não cair na cilada de alimentar expectativas inalcançáveis ou se desviar do foco do aprendizado do inglês. A seguir, explicamos o porquê.

Concentre-se em maximizar as vantagens do intercâmbio para estudar inglês

EXPECTATIVA X REALIDADE

Não se aventure no intercâmbio na Austrália acreditando que com seis meses de curso de inglês você ficará fluente. Não existe um prazo para ficar fluente, não crie essa ilusão. A questão do aprendizado é muito pessoal, tem pessoas que já estudaram inglês antes e outras estão só começando.  

A Austrália oferece todas as condições para a imersão na língua e na cultura. No entanto, não pense que isso será fácil e você não precisará se esforçar. Pelo contrário! Tem muitos brasileiros intercambistas e é muito mais fácil do que você imagina viver um Brasil na Austrália.

No intercâmbio, no início, seguimos direitinho as aulas, não faltamos nenhum dia e fazemos todas as atividades. Mas aí, com o tempo, as oportunidades de trabalho vão surgindo e passamos a perder aula para ir trabalhar e ganhar dinheiro, comprometendo o aprendizado.

Não crie expectativas de que a adaptação no novo país será simples, que você vai chegar e se sentir em casa. A língua é uma barreira inicial, a cultura é diferente e o emocional pode ficar levemente ou muito abalado.

DICAS PARA APRENDER INGLÊS DE VERDADE NO INTERCÂMBIO

Faça amizade com brasileiros, mas faça também com australianos e com pessoas de outras nacionalidades, pois eles não entenderão português e a única solução será conversar em inglês. E se os seus amigos de outros países tiverem um inglês melhor que o seu, é bom que você aprende mais.

Tenha um tempo para estudar em casa. Vai ter trabalho, vai ter aula na escola por várias horas ao longo do dia, vai ter vontade de bater perna e conhecer a cidade. Mas tire um tempo para estudar em casa, fazer exercícios, praticar especialmente o listening e o speaking. 

Faça pequenas viagens sozinho e visite eventos gratuitos sozinho também, como festivais, feiras, grupos de conversação nas igrejas e bibliotecas. Só assim, em situações desconhecidas, você sairá da zona de conforto e será forçado a falar inglês. E você verá que isso não é um bicho de sete cabeças. Se abra para novas experiências, não se cobre tanto, divirta-se e curta o momento.

Neste vídeo, a gente fala mais sobre o intercâmbio na Austrália, com a finalidade de estudar inglês. Confira.

Explicando o intercâmbio para estudar inglês na Austrália

E aí? Partiu terra dos cangurus para realizar o sonho do intercâmbio e de aprender inglês?

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário