Você está visualizando atualmente Intercâmbio em Adelaide

Intercâmbio em Adelaide

Adelaide é uma cidade australiana, capital do estado de South Australia, no sul do país, e tem população de mais de 1.3 milhões de habitantes. É a menor capital da Austrália.  

Muitos estudantes escolhem Adelaide para fazer intercâmbio devido à qualidade de vida e, especialmente, por conta das políticas de atração de imigrantes e mão de obra qualificada, já que Adelaide é uma área regional para quem quer se tornar residente permanente na Austrália

Continue lendo este post para saber mais detalhes.

MISTURA DE CALMARIA E AGITAÇÃO

Adelaide é uma mistura de calmaria e agitação. Os bairros são arborizados, limpos, tranquilos, predominantemente de casas. Já o centro da cidade tem as ruas de maior movimento, como a Rundle Street, que concentra os bares, restaurantes e a vida noturna.  

Adelaide foi construída principalmente por imigrantes e colonos, e foi a única não fundada por prisioneiros britânicos. A área central da cidade tem igrejas e antigos prédios históricos preservados, em harmonia com grandes e modernos edifícios.

É uma cidade compacta e muito plana, ideal para ser explorada em passeios de bicicleta ou a pé. O sistema de transporte público é eficiente e moderno, com destaque para os bondes.

É cercada por imensos jardins em estilo vitoriano e tem ao norte o rio Torrens, o que torna os passeios ao ar livre ainda mais convidativos. O moderno estádio Adelaide Oval também é outro ponto característico da cidade, famoso pelos jogos de cricket.  

CLIMA

Prepare o casaco e roupas quentinhas para morar ou visitar Adelaide! O inverno é frio, porém ameno, com temperaturas abaixo de 10°C, e geadas em algumas regiões, sendo junho o mês mais chuvoso.

Na primavera, os dias são quentes e as noites frias, com queda rápida e brusca de temperatura. No verão, o clima é quente e seco, raramente chove, a temperatura média é de 29°C, podendo chegar a 40 graus. Já o outono é agradável, com pouca chuva.

Rundle Street, rua na região central de Adelaide, que concentra bares, restaurantes e vida noturna

HUB DE OPORTUNIDAES

Adelaide é cheia de oportunidades. A cidade vivencia uma economia de crescimento, integração com a economia global, aumento na oferta de empregos e atração de indústrias, comdestaque para pesquisa e tecnologia.

O plano de crescimento e aceleração da economia do governo local estimula o aumento populacional e isso tem impulsionado o crescimento de imigrantes na região e também de estudantes internacionais, pois a cidade integra uma área regional para fins de imigração.

Mas o que uma área regional? Vamos explicar a seguir.

ÁREA REGIONAL PARA FINS DE IMIGRAÇÃO  

Adelaide integra uma área regional da Austrália, o que significa que é possível ao estudante internacional se tornar apto e aplicar para um visto de residência permanente depois de viver, estudar e trabalhar por lá, pelo tempo mínimo exigido pelo governo, entre outros requisitos.

Mas é importante lembrar que os critérios para os vistos australianos mudam frequentemente.  

Explicando de uma maneira muito simples, funciona assim: quem estuda em Adelaide e faz um curso em uma área profissional considerada de relevância, pode aplicar, ao final dos estudos, para um visto temporário de trabalho e, se for qualificado o suficiente, é possível, num próximo processo de visto, aplicar para um visto de residência permanente. E a cidade oferece incontáveis opções de cursos e escolas para os estudantes internacionais. 

PRAIAS E MONTANHAS

Adelaide é cheia de belezas naturais! É uma cidade litorânea, de um lado tem a costa com belas praias e atmosfera descontraída, com lojas e serviços locais. Do outro lado tem uma região montanhosa e produtora de vinhos, que separa a cidade do deserto australiano.

A praia de Glenelg é muito popular e está distante 20 minutos do centro, usando bonde. É uma praia de mar azul, extensas e largas faixas de areia, dezenas de bares, lojas e restaurantes, que dão um ar jovial e alegre ao local. Brighton, Henley ou Semaphore são outras ótimas opções de praias da região metropolitana da cidade. 

Já a região montanhosa de Adelaide é conhecida pela produção de vinhos e feiras locais. São inúmeras vinícolas – de tradicionais a pequenas -, variações de uvas, opções de degustações e harmonizações, restaurantes, hotéis, além de cangurus e coalas pelo caminho.

Por falar em vida animal, a Kangaroo Island é uma ilha que não fica muito longe de Adelaide, onde é possível ver de pertinho cangurus, coalas, leões-marinhos, porcos-espinhos, golfinhos e vários outros. O acesso é feito através de um bom sistema de transporte marítimo, e várias empresas fazem o passeio, sendo possível se hospedar no local.

Você mora, já morou ou quer morar em Adelaide? Compartilhe a sua experiência ou expectativa aqui nos comentários.

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário