
Quer fazer intercâmbio na Austrália e ouviu falar na Tasmânia? A Tasmânia é um dos oito estados e territórios australianos, e Hobart é o nome da sua capital.
A Tasmânia é uma região que mescla belezas naturais incríveis com paisagens urbanas das suas cidades. O governo local prioriza a atração de investimentos e de imigrantes, o que atrai muitos intercambistas, principalmente aqueles que querem imigrar de vez para a Austrália.
Continue lendo para saber mais detalhes.
O ESTADO-ILHA
O estado da Tasmânia é separado dos outros estados australianos, pois trata-se de uma ilha, localizada ao sul do país. A Tasmânia é acessível somente por via aérea ou marítima. Um voo de Sydney para Hobart dura menos de duas horas e, partindo de Melbourne para Hobart, o voo dura 50 minutos.
Hobart, a capital, é o centro financeiro do estado e tem população de mais de 230 mil habitantes. A população da cidade vem crescendo, o governo local atrai imigrantes e pessoas de outros estados do país, tanto australianos quanto residentes permanentes. Isso porque Hobart tem escassez de mão de obra qualificada em certas áreas e vive um momento de expansão de indústrias e demanda de empregos.
A Tasmânia atrai muitos estudantes pelo seu ritmo de vida de cidade de porte médio, com qualidade de vida, crescimento da economia, deslocamento fácil para o trabalho, natureza preservada e paisagens únicas.
TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Hobart é a segunda cidade capital mais antiga da Austrália, Sydney é a primeira. Definitivamente, é uma cidade de características únicas! Mantém conservado boa parte de seu patrimônio histórico e arquitetônico, repleto de prédios em estilo europeu. E é também uma cidade de construções modernas, que cresce de forma sustentável e integrada com a natureza.
Dentre os vários pontos turísticos e passeios imperdíveis, um dos mais famosos é o Port Arthur, uma antiga prisão conhecida por ser uma fortaleza, da qual era quase impossível escapar. O estado foi por muitos anos referência no quesito prisões mais isoladas do mundo.
Vale a pena conhecer também as várias ruínas e edifícios restaurados, os antigos armazéns, dormitórios, moinhos e muitas outras instalações que contam a história do estado da Tasmânia.

ESTADO DO UÍSQUE E DA GASTRONOMIA
A região da Tasmânia vem ao longo dos anos se firmando no setor gastronômico e de produção de uísque, cidra e cervejas. O The Taste of Tasmania é um evento anual extremamente conhecido na Austrália. Durante uma semana, o público tem a oportunidade de saborear as comidas locais, degustar e aprender sobre a produção das famosas bebidas alcoólicas feitas na região.
O festival acontece no Salamanca Place, que por si só já é uma atração com seus armazéns históricos enfileirados, hoje transformados em restaurantes, galerias de arte e muito mais. Lá é a casa do Salamanca Market, um mercado de rua semanal, que acontece aos sábados, e tem exposição de artistas e artesãos locais, muita gastronomia com chefes de cozinha e produtores do estado.
Festivais gastronômicos e musicais, atividades artísticas e culturais, feiras de artesanato e mercados com produtores da região, restaurantes, galerias de arte, esportes e atividades ao ar livre fazem parte da vida cotidiana de Hobart.
BELEZAS NATURAIS
O estado da Tasmânia, que já é uma ilha, é cercado por outras ilhas. Isso resulta em belezas naturais que impressionam, flora e fauna únicas, praias de areia branca e água azul cristalina, penhascos esculpidos pela natureza, montanhas e florestas protegidas.
A Wineglass Bay é considerada uma das praias mais bonitas do mundo e fica há pouco mais de duas horas de carro, à nordeste de Hobart. Dentre as ilhas que cercam a Tasmânia, uma das mais próximas e que oferece hospedagem é a Maria Island, rodeada por praias magnificas e penhascos de rochas coloridas esculpidos pela natureza.
Logo ao lado da cidade fica o Mount Wellington, onde são populares as caminhadas longas até o cume – às vezes coberto de neve -, passeios de bicicleta e piqueniques. Por causa de sua beleza natural muito exclusiva, Hobart é uma das regiões de maior interesse turístico do mundo.

ÁREA REGIONAL PARA FINS DE IMIGRAÇÃO
Os estudantes internacionais que desejam imigrar e morar na Austrália de vez encontram em Hobart uma ótima oportunidade de cidade para chamar de lar. Trata-se de uma área regional para fins de imigração, que possui diversas as escolas e opções de curso para intercambistas, inclusive a respeitada Universidade da Tasmânia.
É possível aplicar para um visto de residência permanente após morar, estudar e trabalhar por um tempo por lá. Mas é importante lembrar que os critérios para os vistos australianos mudam frequentemente.
Explicando de uma maneira muito simples, funciona assim: quem estuda em Hobart e faz um curso em uma área profissional considerada de relevância pode aplicar, ao final dos estudos, para um visto temporário de trabalho e, se for qualificado o suficiente, é possível, num próximo processo de visto, aplicar para um visto de residência permanente.
E aí? Partiu Hobart? Já morou, mora ou quer morar na Tasmânia? Compartilhe a sua experiência ou expectativa aqui nos comentários.
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com roteiros de viagem, processos de aplicação de visto, recomendações de escolas e matrículas. Fale com a gente aqui.