Intercâmbio para construir carreira no exterior

A possibilidade de ir para a Austrália para se desenvolver na carreira já praticada no Brasil, ou para começar do zero e iniciar uma nova profissão, te agrada?

Se a resposta é sim, o intercâmbio para construir uma carreira no exterior é para você. E já vamos direto ao ponto e dizer que não é fácil, é muito desafiador, mas é possível sim, e isso é o que importa!

Continue lendo para saber mais detalhes.

PAÍS DE OPORTUNIDADES

Seja se aprimorando com formações acadêmicas internacionais na área na qual você já atual, seja colocando de lado toda a bagagem profissional já adquirida e performando uma atividade profissional completamente nova, a Austrália é um país cheio de oportunidades!

E isso significa que com informações certas, escolhas focadas e dedicação, você pode se mover para um outro patamar em termos de carreira durante a sua experiência em solo australiano. Tudo isso como intercambista, portando um visto de estudante na terra dos cangurus.

E para te ajudar a vencer com mais facilidade os desafios de ser um estudante internacional na Austrália, preparamos cinco dicas que te ajudarão a conquistar os seus objetivos durante o intercâmbio focado na carreira.  Tome nota.

1 – Foque no aprendizado de inglês

Focar no inglês é necessário em qualquer tipo de intercâmbio na Austrália. Você precisará se comunicar, entender e se fazer entendido para se desenvolver na profissão. E inglês na ponta da língua é fundamental. Profissões diferentes exigem inglês em níveis diferentes. Por exemplo, as áreas de direito e de saúde tendem a exigir do intercambista níveis mais elevados de proficiência no idioma, geralmente comprovados em testes como o IELTS. E aí estamos falando de notas altas, como 7, 7.5 ou 8 no exame. Portanto, foco no inglês é fundamental.

2 – Escolha um curso que de fato agregará na sua carreira

Geralmente, após concluir o curso de inglês, o intercambista acaba se perdendo na hora de escolher o próximo programa de estudos na Austrália. Quanto mais específico o curso, geralmente mais caro é o valor para cursá-lo. Em contrapartida, cursos mais genéricos e abrangentes são mais baratos, como business, project management e leadership. Se você realmente quer focar na sua carreira durante o intercâmbio, o ideal é que você estude um curso que de fato agregará no seu currículo, proporcionando uma formação conexa e avançada.

Focar no inglês e estudar um curso que de fato agregará no currículo são atitudes que ajudarão a conquistar objetivos durante o intercâmbio para crescer na carreira

3 – Use ferramentas e serviços extras que colaboram com o seu objetivo

Considere contratar os serviços de um headhunter para conseguir uma posição no mercado de trabalho australiano – é uma prática comum no país. O headhunter fará o trabalho de procurar vagas que se encaixam com o seu perfil, até encontrar a vaga ideal para você. Não é necessariamente um serviço barato, e uma vantagem é que dá para usar o primeiro salário do novo emprego para pagar pelo serviço prestado. Existem também empresas especializadas que ajudam a construir um currículo atrativo e montar um perfil no LinkedIn. Para você já ter um gostinho do mercado de trabalho australiano, um site popular de ofertas de emprego é o seek.com e o próprio LinkedIn Aus.

4 – Faça estágio

Na Austrália, o estágio é um caminho importante de entrada no mercado de trabalho local e, na maioria das vezes, ele não é remunerado. E mais do que isso, pode ser que você tenha que pegar para realizar esse estágio não remunerado! Isso mesmo, a Austrália tem empresas especializadas em internships que, baseadas no seu currículo, te ajudarão a conseguir a oportunidade de estagiar em uma empresa local, que pode ser de pequeno, médio ou grande porte, inclusive multinacionais. O estágio agrega muita experiência e abre portas para muitos estudantes internacionais que querem desenvolver a carreira na Austrália.  

4 – Faça trabalho voluntário

Se você não está disposto a pagar por um estágio ou não está procurando um, outra forma entrar no mercado de trabalho australiano é por meio trabalhos voluntários. Na Austrália, os trabalhos voluntários são, em geral, muito concorridos e valorizados, e abrem portas para crescer na carreira. Existem sites específicos por estados e territórios australianos, nos quais é possível encontrar uma variedade de ofertas de voluntariado.

5 – Aumente o networking o máximo possível

O famoso networking é um grande diferencial para entrar no mercado de trabalho australiano, e existem aplicativos gratuitos e sites que dão uma forcinha nessa missão.  O Meetup é um aplicativo famoso, no qual pessoas com os mesmos interesses se conectam e se encontram para trocar figurinhas. Tem opções de encontros mensais, quinzenais, semanais, pode ser em bibliotecas, ao ar livre em um parque, em um café. Tem meet ups em muitas áreas, como tecnologia, marketing digital, para aprender inglês, etc. E todos são gratuitos. Já sites especializados em divulgação de eventos locais são uma outra boa pedida para fazer networking. Por exemplo, em Brisbane/QLD, o site Eventbrite é uma boa vitrine para ficar por dentro dos eventos diversos que acontecem na cidade e se conectar com pessoas novas.

Apps que conectam pessoas com os mesmos interesses e sites especializados em divulgar eventos locais são boas fontes para construir networking durante o intercâmbio.
Fonte: thebalancecareers.com

Se você quer continuar na carreira ou começar uma profissão totalmente nova na Austrália, esteja aberto a novos aprendizados, e deixe de lado os vícios e comportamento relacionados a trajetória profissional no Brasil, pois na Australia é totalmente diferente. Permita-se e agarre todas as oportunidades. Estando no caminho certo, muitas portas surgirão e se abrirão pela frente.

E então? Partiu Oceania para construir carreira no exterior?

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com roteiros de viagem, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, escolas e matrículas. Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário

Leia também