Como você já sabe, estudar em uma boa universidade é um requisito valorizado no Brasil e isso costuma abrir portas no mercado de trabalho nacional. De fato, ter no currículo uma instituição de ensino superior de reputação reconhecida, chama a atenção de recrutadores.
E quando a universidade é fora do Brasil? Quando é na Austrália? Vale a pena investir? Para te ajudar com as conclusões, listamos algumas vantagens de fazer intercâmbio para cursar graduação ou pós-graduação em uma universidade australiana.
Continue lendo o posto para saber os detalhes.
GRANDE DIFERENCIAL
É claro que as habilidades adquiridas são o que realmente conta e é o que fará o candidato conquistar e permanecer no emprego. Entretanto, é sabido que o diferencial de ter feito um curso superior ou uma pós-graduação no exterior aumenta ainda mais as chances de sucesso na conquista de uma oportunidade boa de emprego. Afinal, o domínio da língua inglesa é considerado essencial por mais e mais empresas.
Confira algumas vantagens de ser universitário na terra dos cangurus.
1.Ganhos para o currículo
Em termos de prerrogativas e distinção para o currículo, uma boa universidade é um dos fatores principais. Já estudar em uma boa universidade no exterior pode ser ainda melhor! E o motivo é simples, muitos outros universitários não têm essa oportunidade, ou simplesmente não tem vontade ou coragem de sair do país para estudar. Trata-se de um “algo a mais” no currículo, uma formação educacional que será notada e altamente considerada pelos recrutadores.
2. Comprovação de excelência em inglês
A prática diária do inglês durante os estudos na universidade será um ponto muito positivo, tanto para ir bem nos testes de inglês aplicados em seleções de empregos, quanto para situações corriqueiras no ambiente professional, quando for necessário se comunicar em inglês. O intercambista fica acostumado a falar inglês, se comunica em inglês em incontáveis situações e certamente não se sentirá desconfortável na hora de pôr o idioma em prática no pós intercâmbio.

3. Vocabulário técnico em inglês
Ao cursar inglês no próprio país ou no intercâmbio, de fato a fluência pode ser alcançada. No entanto, aprender um vocabulário rico em termos técnicos é outra história. Já um curso universitário todo em inglês, inevitavelmente abordará diversos jargões e termos específicos relacionados à área do conhecimento estudada, o que tornará o estudante apto a se expressar em inglês em situações de trabalho que exigem vocabulário técnico. E essa definitivamente é uma vantagem em relação a quem estudou unicamente General English.
4. Perfil profissional atrativo
Não há dados oficiais sobre qual o percentual atual de pessoas no Brasil que falam inglês fluente. Uma pesquisa antiga, feita em 2013 pelo British Council, indicou que 10% dos entrevistados entre 18 e 24 anos afirmaram ter algum conhecimento do idioma. Ou seja, ao fazer universidade na Austrália, além de turbinar o inglês, o estudante terá um leque vasto de oportunidades de lidar com o novo e com diferentes culturas, habilidades super valorizadas pelos recrutadores.
5. Outras possibilidades de vistos na Austrália
A Austrália oferece a possibilidade de o intercambista aplicar para um visto de trabalho específico, após se formar em um curso que capacita para profissões que requerem reforço de mão de obra no país, e isso se aplica a certos cursos universitários, claro, tanto de graduação quanto pós-graduação.
Esse visto de trabalho permite trabalhar por até quatro anos na terra dos cangurus, sem a necessidade continuar estudando. E, posteriormente, se o candidato for elegível, é possível aplicar para um visto de residente permanente, caso queira permanecer no país. Além disso, após estudar em uma instituição de ensino superior no exterior, fica mais fácil ser aprovado em outros programas internacionais de estudos, se o estudante desejar seguir com a jornada de formação acadêmica.
E você? Já foi universitário na Austrália ou é atualmente aluno de uma universidade australiana? Ou então não vê a hora de fazer as malas e colocar esse plano em ação? Conte aqui nos comentários sobre essa experiência e qual curso você fez ou deseja fazer.
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com roteiros de viagem, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, escolas e matrículas. Fale com a gente aqui.