Como é o clima da Austrália de norte a sul?

Está planejando o intercâmbio na Austrália e ainda não decidiu qual cidade escolher? Para ajudar nessa missão, neste post vamos explicar como é o clima predominante em cada região do país, de norte a sul, bem como algumas características e costumes da terra dos cangurus.

Continue lendo para saber mais detalhes.

SEXTO MAIOR PAÍS DO MUNDO

A Austrália é um país enorme, o sexto maior país do planeta, depois da Rússia, Canadá, China, EUA e Brasil. Tem quase 7.7 milhões de quilômetros quadrados (7.692,024 km2) e cinco por cento da área terrestre do planeta. O país fica na Oceania, um continente geograficamente isolado, e o menor do planeta. É a única dos seis maiores países que está completamente cercado por água.

Mais de 25 milhões de habitantes vivem na Austrália e o país é um caldeirão de culturas. Além da população natural – nascidos na Austrália, e de descendência aborígene e da Ilha do Estreito de Torres -, imigrantes de mais de 200 países chamam a Austrália de lar. A primeira grande maioria veio da Europa (o país foi colônia inglesa), e hoje a maioria é asiática, com crescimento de imigrantes da África e Oriente Médio.

Isso significa que, na terra dos cangurus, você encontrarátodos os tipos de pessoas, culturas e costumes, além de climas variados também.


CLIMA

Devido às proporções continentais, o país abrange várias zonas climáticas e o clima pode variar bastante de um ano para o outro.

No Norte, o clima tropical predomina. Costuma ser bem quente e úmido no verão, já o inverno é geralmente ameno. As principais cidades da região norte da Austrália são Darwin,capital do Northern Territory e Cairns, que fica no estado de Queensland.

É uma área que concentra desde belíssimas e densas florestas tropicais, até praias paradisíacas. E a cidade de Cairns dá acesso à famosa “Grande Barreira de Corais”, a Great Barrier Reef, uma das sete maravilhas naturais do mundo e um dos lugares mais procurados do planeta para mergulho.

Austrália tem proporções continentais e abrange várias zonas climáticas, de altas temperaturas no norte, deserto no centro e neve no extremo sul

Quase 20% da massa terrestre da Austrália é classificada como deserto e está localizada na região central do país. No centro da Austrália, o clima é seco, a vegetação é pouca ou quase nenhuma em certas áreas, as chuvas são esparsas e distribuídas ao longo do ano.

O centro da Austrália não é significativamente habitado, no entanto, lá encontram-se alguns dos mais famosos pontos turísticos do país, o Eyes Rock, também chamado de Uluru, formação rochosa de cor avermelhada e muito peculiar, que atrai turistas de mundo todo.  

Ainda na faixa central, mas próximo ao mar, na região leste, encontra-se Brisbane, capital do estado de Queensland. Já do lado oposto, na região oeste, está Perth, capital do estado de Western Australia. Ambas as cidades têm clima relativamente parecido, sendo que Perth tem temperaturas um pouco mais extremas que Brisbane, tanto para mais, quanto para menos.

Em Brisbane e em Perth, as estações do ano são bem definidas. O verão é quente e úmido, com períodos de chuva, no entanto, chuvas rápidas. Já o inverno tem temperaturas baixas, o clima é mais seco e com bastante vento.

Um pouco mais abaixo da região central, encontram-se Canberra, a capital do país; está também Sydney, capital de New South Wales; e Adelaide, capital de South Australia. Essas cidades têm clima agradável durante o verão, porém temperaturas bem mais baixas do que as demais cidades já citadas no post. Todas elas têm inverno bem frio, principalmente Adelaide.  

Já próximo ao extremo sul da Austrália, onde estão Melbourne, capital de Victoria, e Hobart, capital da Tasmania, o clima esfria significativamente. Melbourne, além de conhecida por ser eleita várias vezes a melhor cidade do mundo para se viver, é famosa pela enorme variação climática, e os moradores costumam dizer que em Melbourne se experimenta todas as estações do ano em um só dia. Por exemplo, em pleno o verão, muitas vezes, pela manhã, as temperaturas estão baixíssimas e, conforme se aproxima o meio-dia, o clima esquenta consideravelmente.

Em Hobart, apesar de durante o verão a temperatura alcançar eventualmente índices altos, o clima frio é predominante, e as temperaturas durante o inverno são abaixo de zero.

Nas montanhas do sul, tanto em Victoria quanto na Tasmânia, e também em New South Wales, costuma nevar entre os meses de junho e agosto, tendo até mesmotemporada de esqui. Isso mesmo, neve e esqui na Austrália.

Bondi Beach, famosa praia de Sydney, durante o verão: clima quente e agradável
 

CULTURA

A Austrália foi colonizada pelos Ingleses e isso se reflete não só na língua falada do país (o inglês), mas no sistema político – o país adota a Monarquia Constitucional como forma de governo e um sistema de governo parlamentar.

Em outras palavras, a Austrália permaneceu com o monarca do Reino Unido, atualmente a rainha Elizabeth II, como seu chefe de estado, e a Rainha nomeia um Governador-Geral australiano para representa-la no país. Já o chefe do governo na Australia é o primeiro-ministro, o qual tem o verdadeiro encargo de chefiar o Poder Executivo.

De fato, muitos australianos, culturalmente, estão atrelados à descendência inglesa. No entanto, o país, com o passar dos anos, desenvolveu cultura, estilo de vida e identidade bem próprios. E, hoje, a Austrália recebe influências dos mais diversos grupos de imigrantes que se fixaram no país, tornando-se uma sociedade etnicamente diversa.  A herança dos povos ancestrais australianos – os aborígenes e insulares do Estreito de Torres -, que vivem no continente há mais de 50 mil anos, também tem papel determinante na composição cultural da sociedade.

Esse arranjo multicultural e multirracial criou uma identidade e um espírito exclusivamente australianos, marcado por um senso muito forte de igualdade civil entre homens e mulheres. E a miscelânia cultural se reflete na comida, nas celebrações, na religião etc.


QUALIDADE DE VIDA

A relação com o ambiente natural molda o estilo de vida no país, que tem uma das populações mais costeiras e urbanizadas do mundo, com mais de 80% dos australianos vivendo a 100 quilômetros do mar.

O país tem o maior salário mínimo do mundo, é associado a um baixo nível de corrupção, o crescimento econômico é constante há anos. As cidades são limpas, bem estruturadas, o transporte público é eficiente, há oferta de empregos, acesso a todo tipo de entretenimento gratuito e uma grande sensação de segurança ao circular pelas ruas.

É por tudo isso queas cidades australianas alcançam cada vez mais o topo dos reconhecidos rankings que elegem as melhores e mais seguras cidades do mundo para se viver.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário