
Já há algum tempo, quando o assunto é crescimento da população australiana, os noticiários e as publicações oficiais do governo preveem que Melbourne ultrapassará Sydney e ocupará o pódio de cidade mais populosa da Austrália.
Pois bem, a diferença entre o número de habitantes em ambas as cidades nunca esteve tão pequena em um período de 90 anos. E o que isso significa para você que já é estudante internacional no país ou que pretende fazer intercâmbio na Austrália?
Contamos tudo neste post! Continue lendo para saber mais detalhes.
NÚMEROS OFICIAIS
De acordo com dados do Australian Bureau of Statistics, divulgados no final de março de 2021, Sydney tem 5,4 milhões de residentes e cresceu 57,1 mil pessoas no ano financeiro de 2019-20. Já Melbourne contabiliza uma população 5,2 milhões, e cresceu 80,1 mil residentes no mesmo período.
O Centre for Population da Austrália prevê que a população de Melbourne ultrapassará Sydney, de fato, em 2026, quando se espera que a cidade tenha 6,2 milhões de pessoas, em comparação com 6 milhões projetados para Sydney.
POSSÍVEIS CAUSAS DO NOVO ARRANJO POPULACIONAL
1. Custo de moradia
Uma das principais causas do boom de Melbourne é o alto custo de vida em Sydney. Especialmente custo de moradia. Sydney está entre as 10 cidades mais caras do mundo, de acordo com um relatório do The Economist, sendo mais cara para morar do que Nova York e Londres.
E os preços das casas em Sydney, que já são os mais altos do país, estão crescendo mais rapidamente do que em Melbourne. Os números do Domain, um dos principais sites imobiliários do país, mostram que no último trimestre de 2020, o preço médio de casas em Sydney foi de $1,2 milhões, um crescimento de 6,7% ano a ano, mesmo em tempos de pandemia. Já os preços de casas em Melbourne cresceram 3,9%, sendo o valor médio $936 mil.
A moradia mais barata em Melbourne atrai imigrantes, estudantes internacionais e inclusive residentes de Sydney. Em uma entrevista para um jornal local, o demógrafo da Macquarie University, professor Nick Parr, disse que cerca de metade das pessoas que se mudam de Sydney para Melbourne nasceram no exterior, principalmente imigrantes de países do sul da Ásia.

2. Programa de Imigração para Profissionais Qualificados
A elegibilidade “mais liberal” do governo de Victoria para a imigração qualificada, que aceita uma gama maior de ocupações profissionais do que Sydney, bem como a abordagem muito proativa das universidades de Melbourne para atrair estudantes internacionais, também são considerados fatores determinantes para a movimentação do fluxo de imigrantes na capital vitoriana.
3. Infraestrutura física e social
Investimentos em infraestrutura, oferta de emprego e educação, multiculturalismo vibrante, são outros fatores que impulsionam o acelerado crescimento populacional de imigrantes em Melbourne. A cidade respira cultura e isso significa oportunidades para os imigrantes construírem redes sociais, se ajudarem entre si e fazerem networking, o que potencializa as oportunidades dos que nasceram no exterior. E isso se reflete consideravelmente nas motivações empreendedoras dos imigrantes na cidade.
CONSEQUÊNCIAS DO CRESCIMENTO
Nem tudo são flores em relação ao crescimento fenomenal de Melbourne. Grande parte desse aumento de residentes na cidade está concentrado em apenas alguns bairros específicos. São vastos novos empreendimentos habitacionais nas periferias, ou seja, em regiões distantes do centro. E alguns estão dizendo que existem duas cidades diferentes em uma só, com aqueles em Melbourne que desfrutam de acesso a instalações culturais, recreativas e bons transportes públicos, enquanto outra parte da população está em bairros remotos e passam horas viajando em vias de acesso congestionadas.
E você? Mora, já morou ou quer morar em Melbourne? Compartilhe nos comentários como foi a sua experiência.
INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.