Você está visualizando atualmente Austrália: planos-pilotos para receber estudantes internacionais

Austrália: planos-pilotos para receber estudantes internacionais

Desde o fechamento das fronteiras da Austrália devido à pandemia da Covid-19, milhares de pessoas ao redor do planeta aguardam ansiosamente o anúncio do governo australiano sobre quando os estudantes internacionais estarão novamente autorizados a viajar para a terra dos cangurus e realizar o sonho do intercâmbio.

Esse é o seu caso? Então continue lendo este post para saber em detalhes o que o país vem fazendo para receber de volta os intercambistas.

QUANDO AS FRONTEIRAS VÃO ABRIR?

Bem, o aguardado comunicado que autoriza o retorno dos estudantes estrangeiros não foi divulgado até o momento e a verdade é que não há um pronunciamento oficial que aponta quando isso acontecerá.  

Desde o fechamento das fronteiras, em março de 2020, o que está havendo na Austrália são anúncios dos governos estaduais e do governo federal sobre planos-pilotos destinados a facilitar a entrada de estudantes internacionais no país, e também mensagens de esperança para a reabertura da fronteira. No entanto, nada além de indicações de que algo pode potencialmente acontecer em algum ponto desconhecido no futuro.

O fato é que a Austrália está deixando bem claro que a prioridade é a saúde de sua população, e o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país será um divisor de águas para a reabertura das fronteiras internacionais. Uma boa notícia é que os números do cronograma de vacinação australiano apontam para um cenário positivo em 2022, à medida que a imunização estará avançada e completa. 

Outra boa nova é que, enquanto a abertura das bordas não acontece, os estados e territórios australianos vem anunciando programas pilotos que autorizam a entrada gradual de grupos limitados de estudantes de várias partes do mundo.

Por sabermos que esse é um assunto que gera muita especulação e que o desencontro de informações pode trazer desconforto e insegurança para os intercambistas, preparamos um compilado dos principais planos-piloto até o momento divulgados, assim você fica por dentro dos comunicados oficiais que circulam em solo australiano.

Vale destacar que todos os projetos dependem de revisão final do governo federal e alguns ainda estão em análise, contudo com boas perspectivas de aprovação. 

Primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, em visita à fabrica da vacina AstraZeneca, em Melbourne; avanço da vacinação contra a Covid-19 no país será divisor de águas para reabertura das fronteiras internacionais

Plano-piloto de South Australia – SA (Junho 2021)

O governo federal australiano aprovou o plano piloto que permite que estudantes internacionais retornem ao estado de South Australia e façam quarenta em um centro específico, na capital Adelaide, o qual hospedará até 160 estudantes por vez. O programa está previsto para iniciar as operações em agosto de 2021. Instituições de ensino e alunos serão responsáveis ​​pelos custos de voos e quarentena. Os alunos que chegarem ficarão em quarentena por 14 dias e farão testes diários de Covid-19.

Plano-piloto de New South Wales – NSW (Junho 2021)

O tesoureiro de NSW, Dominic Perrottet, anunciou o plano que inicialmente autoriza a entrada de 250 estudantes internacionais por quinzena no estado de NSW, em um sistema de quarentena em acomodações estudantis especialmente aprovadas. E a intenção é ampliar até o final do ano para 500 estudantes a cada quinze dias. Os alunos selecionados serão de uma variedade de países-chave, mas não há detalhes concretos ainda. O governo de NSW também revelou que o estado priorizará inicialmente o retorno de estudantes de ensino superior continuado das universidades locais e de cinco grandes provedores de educação independentes. O programa piloto foi aprovado pela NSW Health e pela NSW Police, e encaminhado ao governo federal para revisão final, no entanto ainda não foi divulgada a aprovação, mas a expectativa é que isso aconteça rapidamente.

Plano-Piloto de Victoria – VIC (Abril 2021)

O estado de Victoria apresentou uma proposta ao primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, com o seu plano de reservar 120 vagas adicionais para chegadas semanais de grupos econômicos ao estado, incluindo estudantes internacionais e migrantes qualificados. Eles ficariam em quarentena, em hotéis específicos.

Plano-Piloto do Northern Territory – NT (Novembro 2020)

Até o momento, o único grupo de estudantes internacionais autorizados a viajar para a Australia após o fechamento das fronteiras foram 63 estudantes da China, Hong Kong, Japão, Vietnã e Indonésia, que partiram de Singapura e aterrizaram em Darwin, capital do Northern Territory. Tratam-se de alunos novos e veteranos da Charles Darwin University (CDU). Isso foi possível devido a um acordo negociado pelo governo do NT com o governo federal e a universidade. Foi mandatório que os estudantes testassem negativo para coronavírus 72 horas antes de partir para Darwin, eles próprios arcaram com os custos do voo e a CDU custeou o hotel para o qual os alunos foram transferidos imediatamente após a chegada, para quarentena de 14 dias. 

Grupo de 63 estudantes vindos de Singapura foi o primeiro autorizado a desembarcar na Austrália desde o fechamento das fronteiras, graças a um plano-piloto do NT e da Charles Darwin University

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO NA AUSTRÁLIA

Como dissemos anteriormente, o cronograma de vacinação na Austrália será um divisor de águas para a reabertura das fronteiras internacionais.

A aspiração do governo federal é que a vacina seja disponibilizada para todos os que a desejam, e que toda a população receba a primeira dose até o final de 2021.

Até a data de publicação deste post, de acordo com os dados mais atualizados sobre a vacinação de Covid na Austrália, mais de 8.7 milhões de doses foram entregues no país e, de acordo com o ritmo atual, espera-se atingir as 40 milhões de doses necessárias para vacinar toda a população adulta australiana no início de março de 2022.

Por isso vem se especulando uma possível reabertura parcial das fronteiras internacionais no final de dezembro 2021 e uma reabertura significativa até meados de 2022. Mas, mais uma vez, frisamos que são suposições, nada oficial foi divulgado sobre isso.

FUTUROS INTERCAMBISTAS

As palavras da vez para os futuros intercambistas que aguardam a abertura das fronteiras são planejamento e alinhamento de expectativas. Veja só como otimizar o seu tempo, enquanto espera a sua vez de embarcar para a Austrália:

  • Tenha flexibilidade para remarcar datas se for preciso.
  • Junte dinheiro para comprar dólar australiano.
  • Aproveite as promoções das escolas de inglês, dos colleges de cursos VET e das universidades; e parcele os programas de estudos.
  • Cerifique-se de contratar cursos de instituições de ensino que permitem adiar ou antecipar a data de embarque sem custos adicionais.
  • Separe uma grana a mais para custear a quarentena quando desembarcar na Austrália.
  • Estude inglês online com professores nativos, existem vários que ensinam pela internet.
  • Vacine-se contra a Covid-19 e guarde os comprovantes de vacinação.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades,

contratação de seguros, moradia, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário