
Você não leu errado! Recentemente, o governo australiano mudou as regras aplicadas para portadores de visto de estudante e agora permite que intercambistas trabalhem mais de 40 horas por quinzena em alguns setores específicos.
Neste post está tudo o que você precisa saber sobre quais setores permitem que os estudantes internacionais trabalhem horas adicionais e por que razão isso aconteceu.
Continue lendo para saber mais detalhes.
MEDIDA TEMPORÁRIA
Antes de mais nada, vamos recapitular que a limitação de horas de trabalho para estudantes internacionais continua valendo, ou seja, 40 horas de trabalho por quinzena, geralmente divididas em 20 horas semanais.
Acontece que, no inicio de janeiro de 2021, o Australian Department of Home Affairs e o Australian Border Force anunciaram uma flexibilização nessa regra, e os estudantes internacionais podem trabalhar mais de 40 horas por quinzena durante o semestre se estiverem trabalhando em setores específicos. Portanto, essa permissão se aplica para áreas específicas de trabalho, ou seja, indústrias e setores selecionadas.
Essa medida foi adotada pelo governo australiano devido às circunstâncias excepcionais provocadas pela pandemia da COVID-19 e à necessidade de garantir o fornecimento de serviços essenciais ao país.
Observe que se trata de uma medida temporária e essas flexibilizações estão sendo revisadas regularmente pelo governo, sendo que os empregadores serão notificados quando as medidas não se aplicarem mais. Recomendamos também que os interessados consultem frequentemente o site do departamento de imigração australiano para obter as atualizações mais recentes.
DICA VALIOSA
Se você é intercambista na Austrália com visto de estudante prestes a vencer, ou mesmo se esse não é o seu caso e você ainda tem tempo até o visto expirar, pode ser uma ótima ideia avaliar se vale a pena cursar programas de estudos nas áreas selecionadas para a flexibilização das horas de trabalho, pois isso significa mercado aquecido, com muitas ofertas de emprego, e possibilidade de ganhar mais grana para financiar os estudos, por exemplo.
QUAIS ÁREAS SÃO PERMITIDAS AS HORAS A MAIS?
- Quem é empregado por um Provedor Aprovado de Cuidados para Idosos ou Provedor de Serviços de Cuidados para Idosos financiado pela Commonwealth com um registro RACS ou registro NAPS, antes de 8 de setembro de 2020.
- Quem é empregado por um provedor registrado do National Disability Insurance Scheme.
- Quem é matriculado em um curso relacionado à saúde e está apoiando os esforços de saúde contra o COVID-19, orientado por oficiais de saúde.
- Quem é empregado no setor agrícola.
POR QUE ESSAS ÁREAS?
A escolha dessas áreas foi feita para dar apoio aos agricultores durante a temporada de colheita, sendo que muitas regiões estão antecipando grandes safras. E para ajudar a preencher a escassez de pessoal temporário nos setores de saúde, assistência a idosos e deficiência.
Neste post aqui, falamos sobre as profissões em demanda na Austrália e destacamos a de enfermeiro e a de cuidador de idosos. Até recomendamos que você já vá treinando o inglês, pois, caso você queira exercê-las nas Austrália, arriscamos em afirmar que oportunidades de emprego não vão faltar para nurses e aged and disabled carers.
A Austrália está enfrentando uma escassez crítica de enfermeiros em 2021. Só o setor de atendimento a idosos estima que são necessários 57 mil enfermeiros extras em todo o país para cumprir as taxas mínimas de pessoal, recomendadas pelos órgãos competentes.
Vale destacar também que os estudantes brasileiros já estão bastante familiarizados com os trabalhos no setor agrícola na Austrália, uma vez que é bem comum eles passarem temporadas de trabalho em fazendas, ajudando em colheitas e outras atividades.
PRECISA APLICAR PARA UM VISTO DE ESTUDANTE ESPECÍFICO?
Os alunos internacionais na Austrália que possuem um visto de estudante válido não precisam aplicar para um visto exclusivo para poderem trabalhar mais de 40 horas a cada quinze dias, nos setores especificados.
Conforme declarado pelo Department of Home Affairs, “os portadores de visto de estudante não precisam se inscrever para esta medida temporária”. No entanto, pode ser necessário entrar em contato com empregadores nos setores especificados para verificar se eles têm trabalho disponível.
VALE A PENA SABER QUE…
Antes de começar um novo trabalho na Austrália, é importante compreender os seus direitos como trabalhador e obrigações no local de trabalho, e isso pode ser feito verificando o site do Fair Work Ombudsman. No site, há muitas informações sobre como trabalhar na Austrália, sobre direitos trabalhistas e salário mínimo, é possível encontrar empregadores confiáveis, aprender sobre as expectativas no trabalho e se preparar de acordo.
E aí? Você trabalha em algumas das áreas específicas e teve a extensão das horas de trabalho permitidas? Compartilhe com a gente nos comentários.
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.