Você está visualizando atualmente 5 motivos para fazer intercâmbio na Austrália no pós-pandemia

5 motivos para fazer intercâmbio na Austrália no pós-pandemia

Sim, existe um mundo pós-pandemia no futuro e a vacinação contra a Covid-19 em escala global representa uma enorme esperança para os estudantes que não veem a hora de embarcar para o intercâmbio na Austrália.

Ainda não há uma data oficial de abertura das fronteiras australianas, mas a conjuntura atual mostra que o país está tendo um bom desempenho ao lidar com o coronavírus.

Por isso, reunimos 5 motivos para você continuar se planejando e escolher a Austrália como destino do seu intercâmbio no pós-pandemia.

Continue lendo este post para saber em detalhes.

1. ECONOMIA EM CRESCIMENTO  

É isso mesmo que você leu. A economia australiana cresceu mesmo em tempos críticos de pandemia. As exportações em agricultura, energia e outros recursos tiveram alta e o governo forneceu um pacote de estímulo econômico significativo para apoiar as empresas e os trabalhadores para o enfrentamento da Covid.

Um exemplo é o programa HomeBuilder, que ofereceu um subsídio de $25 mil AUD, acompanhado de taxas de juros historicamente baixas, para australianos elegíveis construírem ou reformarem suas casas, aquecendo o mercado de construção residencial.

A projeção do Banco Central australiano é que o  PIB cresça 4% ao longo de 2021 e 3,5% em 2022. A economia australiana deve se tornar em 2021 a 12ª maior do mundo, um aumento de duas posições em relação a 2019, de acordo com o Fundo Monetário Internacional.

2. CUSTO DE VIDA CONSIDERADO BAIXO

As cidades australianas têm um custo de vida mais baixo, em comparação com a maioria das grandes cidades na região da Ásia-Oceania, de acordo com o Índice de Custo de Vida 2020 da Mercer. Isso torna a Austrália um destino com custo competitivo para estudantes internacionais. E a maioria dos intercambistas aproveita a oportunidade para trabalhar enquanto estuda na Austrália. No país, como estudante internacional com visto de estudante, é permitido trabalhar até 20 horas por semana. Ao assumir um trabalho casual ou de meio período, o estudante terá uma renda que o ajudará a se sustentar e também desfrutará da oportunidade de interagir com outras pessoas nativas na língua inglesa, conhecer a cultura local e expandir o círculo social.

3. DESTINO ATRAENTE PARA EDUCAÇÃO E NOVOS SKILLS

A Austrália é o terceiro destino mais popular entre os estudantes estrangeiros matriculados no ensino superior, com destaque para alunos da Ásia. Em 2020, o país atraiu quase 880 mil matrículas de estudantes internacionais em universidades, faculdades, escolas e cursos de inglês. No entanto, sob as condições da Covid-19, a matrícula não necessariamente confirma se o aluno de fato estava em solo australiano para estudar.

E a Austrália tem instituições acadêmicas de primeira linha. Sete universidades australianas estão entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o 2020 Academic Ranking of World Universities (ARWU), e 23 foram listadas no ranking das 500 melhores do ARWU. Os destaques são: University of Melbourne; University of Queensland; Australian National University; University of New South Wales; University of Sydney; Monash University; University of Western Australia.

Fica a dica: Use o tempo de fronteiras fechadas para estudar e aprender o inglês australiano de conversação. A linguagem que os australianos usam na conversa cotidiana nem sempre é igual ao inglês formal ensinado nas escolas de idioma. E também existem pequenas diferenças na pronuncia e até nas palavras ditas no inglês australiano em comparação com o inglês americano. É importante aprender o inglês coloquial e as gírias australianas para as interações sociais diárias durante o intercâmbio. Confira algumas gírias e expressões comuns faladas pelos Aussies.

4. FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Outra realidade australiana em plena pandemia: a taxa de desemprego caiu, há grandes aumentos na oferta de empregos, existe escassez de mão de obra em algumas áreas da economia. De acordo com recrutadores australianos experientes, setores profissionais como financeiro, jurídico e de tecnologia estão experimentando uma das maiores demandas por trabalhadores, nunca vista antes. As empresas australianas estão olhando para o futuro com otimismo e estão muito focadas em reter e adicionar talentos de alto potencial para impulsionar a recuperação e o crescimento futuros. Segundo o Australian Bureau of Statistics, há milhares de vagas no setor hoteleiro e de alimentação, varejo, construção, saúde e assistência social.

5. PAÍS RECEPTIVO PARA IMIGRANTES

Essa é uma característica que faz toda a diferença para estudantes internacionais que estão longe de casa, vivendo em um país estrangeiro: a receptividade e a calorosidade para com o imigrante. Ao longo de sua história, a Austrália acolheu e acolhe imigrantes de todo o mundo. Por exemplo, em 2019, 29% da população australiana havia nascido no exterior, a terceira maior proporção de cidadãos estrangeiros entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Os imigrantes contribuem diretamente para a economia australiana e vale destacar que a Austrália é um ímã para talentos globais. De medicina à TI, profissionais altamente qualificados são atraídos para instituições de classe mundial em todos os estados e territórios australianos. Eles trazem habilidades que ajudam a desenvolver negócios, ciência e tecnologia ‘made in Australia’ na região da Ásia-Oceania e ao redor do mundo.

Australian Bureau of Statistics (ABS); Mercer’s Cost of Living Survey 2020; 2020 Academic Ranking of World Universities (ARWU); Austrade

E então? Partiu Austrália?

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário