
Qual é a melhor maneira de falar inglês fluentemente? Por meio do método tradicional de anos de estudos em sala de aula ou fazendo intercâmbio em um país de língua inglesa? E quais são as vantagens de ser fluente em inglês, especialmente para oportunidades profissionais?
Ficou curioso? Continue lendo para saber em detalhes.
AS VANTAGENS DA IMERSÃO
Sem dúvida, viajar para um país de língua inglesa, por exemplo a Austrália, para aprender o idioma, proporciona um progresso incrível em um tempo muito curto. Isso porque a imersão do intercâmbio exige que os alunos aprendam inglês para desenvolver relações sociais do dia a dia, dentro e fora da sala de aula.
Em outras palavras, os intercambistas são bombardeados com inglês diariamente em todas as situações! É preciso ir ao supermercado, farmácia, usar transporte público, aqueles que querem trabalhar enquanto estudam terão entrevistas de emprego em inglês, tudo o que se assiste na TV e se escuta no radio é em inglês, na escola não se fala português, certamente o intercambista fará amizade com colegas de classe de vários países diferentes e inglês será o idioma em comum.
Ou seja, por meio da imersão, no processo de cognição, que diz respeito ao método de aquisição de conhecimento, o intercambista vai usar muita percepção, atenção, memória, raciocínio, imaginação, e receber muitos estímulos para adicionar novos conhecimentos da língua inglesa.
Quem faz intercâmbio aprende inglês em um contexto de integração natural, vivencia muitas oportunidades de usar o idioma, tem experiências concretas por tentativa e erro, recebe feedbacks, constrói interações e experimenta situações de aprendizagem caracterizadas por um alto nível de envolvimento ativo, e o inglês se desenvolve de maneira subconsciente também.
E, sim, inúmeras pesquisas apontam que os alunos que aprendem por imersão no intercâmbio conhecem muito melhor uma língua estrangeira do que os que a aprendem de forma tradicional (uma ou duas aulas por semana).

É claro que o desenvolvimento no método tradicional depende muito da dedicação de cada aluno. No entanto, é unanimidade entre os professores de inglês que é preciso colocar em prática aquilo que se sabe, treinar inglês todos os dias, aproveitar todas as chances de conversação e dar abertura ao erro. Alguns recomendam priorizar escolas onde seja possível praticar ao menos 15 horas por semana no método tradicional.
INGLÊS PARA OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS
Inglês é a língua mais falada no mundo: 1,35 bilhão de pessoas a entendem e falam. O idioma mais popular nos negócios é o inglês. Diante de dois currículos com o mesmo nível de habilidade, falar inglês é um trunfo inegável no recrutamento. O empregador terá todo o interesse em selecionar um candidato que fale inglês e que possa agregar valor ao seu negócio.
Inglês é também o idioma número 1 em muitos setores, incluindo comunicações, tecnologia, engenharias e ciência. A linguagem da pesquisa científica de ponta é basicamente a inglesa. É também cada vez mais comum empresas realizarem parte de seus processos em mercados estrangeiros e exigirem competências linguísticas de sua força de trabalho. Portanto, falar inglês é uma força real para se destacar.
Mas, infelizmente, os níveis de proficiência em inglês no Brasil ainda são muito baixos, com apenas cerca de 5% dos brasileiros afirmando ter algum conhecimento de inglês, conforme divulgado em relatório da British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular.
Ter fluência em inglês pode permitir que você consiga um bom emprego, com salário maior, trabalhe em filiais de empresas estrangeiras baseadas no seu país natal, construa uma carreira em uma empresa multinacional, viaje e conquiste vagas no exterior.
Para quem sonha em ter uma carreira em grandes empresas, que têm parceiros estrangeiros e negócios no exterior, ou em multinacionais com escritórios em vários países, falar inglês é obrigatório para a maioria de funcionários, de analistas a gerentes.

15 profissões que mais pedem inglês como requisito
Em julho de 2021, o Banco Nacional de Empregos, site de currículos brasileiro, selecionou as 15 profissões no Brasil que mais pedem que o candidato tenha proficiência na língua inglesa.
1. Analista de Relações Internacionais
2. Analista de Importação e Exportação
3. Engenheiro de Telecomunicações
4. Analista de Comércio Exterior
5. Secretária Bilíngue
6. Gerente de Projetos
7. Tradutor
8. Analista de infraestrutura
9. Gerente de TI
10. Engenheiro Eletricista
11. Analista de Business Intelligence
12. Analista de Comunicação
13. Gerente de Marketing
14. Analista de Processos
15. Analista de Redes
E aí? Você é um desses profissionais ou deseja seguir em alguma dessas profissões? Como estão os seus conhecimentos em inglês? Ser fluente é o seu objetivo? Está esperando o quê para vivenciar a imersão do intercâmbio e dar um boom na sua carreira? A Austrália espera por você!
INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.