Animal de estimação: como entrar ou sair da Austrália com o seu

Quer ter a companhia do seu pet durante o intercâmbio na Austrália? De repente você já se tornou residente permanente no país e chegou a hora de trazer o seu gato ou cachorro para viver de vez com você? Ou às vezes o seu caso é outro, você já tem um animalzinho na Austrália, mas deixará o país em breve e, obviamente, levará junto o seu melhor amigo de quatro patas?

Seja qual for a sua situação, neste post damos um overview de como é o processo de entrar ou sair da Austrália com o seu pet.

Se interessou? Continue lendo para saber em detalhes.

ENTRANDO NA AUSTRÁLIA COM O PET

Para enviar animais de estimação para a Austrália, é preciso cumprir as condições de importação do Department of Agriculture, Water and the Environment do país, sendo que nem todos os animais são aceitos.

Cães e gatos podem sim ser enviados para a Austrália, com exceção de algumas raças, como Dogo Argentino, Fila Brasileiro, American Pit Bull Terrier ou Pit Bull Terrier. Confira a lista de raças de cães e gatos cujo envio para a Austrália não é permitido.

Tenha em mente que a Austrália tem condições estritas projetadas para gerenciar os riscos de biossegurança que envolvem a entrada de animais vivos no país. Em outras palavras, isso significa que ter a companhia do amado pet na terra dos cangurus é um processo bastante burocrático e com custos consideráveis. No entanto, se seguido corretamente o passo a passo, ao final de alguns meses, o seu melhor amigo de quatro patas pode cruzar o planeta e se juntar a você na Oceania.

PAÍSES APROVADOS

Cães e gatos só podem ser enviados para a Austrália partindo de alguns países aprovados. Infelizmente, o Brasil não pertence aos grupos de países aceitos para enviar animais vivos, mas os vizinhos Argentina, Chile e Uruguai têm permissão. Isso significa que seu pet deve passar um tempo de preparação para o envio em um país aprovado, para então partir em direção ao destino final: Austrália.

Consulte a lista dos países aceitos para envio de cães e gatos, classificados em Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3, conforme as condições de importação do Department of Agriculture, Water and the Environment da Austrália. 

PASSO A PASSO PARA ENVIO DE CÃES E GATOS

Como falado anteriormente, enviar o pet para a Austrália é um procedimento de várias etapas e pode durar meses. Fizemos um resumo e destacamos alguns passos a serem seguidos, considerando que o envio do animal será feito de um país que pertence ao Grupo 3, do qual Argentina, Chile e Uruguai fazem parte. Olha só:  

  • Contatar veterinários e laboratórios aprovados no país exportador para preparar o gato ou o cachorro para a viagem para a Austrália;
  • Tanto o gato quanto o cachorro precisam tomar vacina contra a raiva, e também fazer teste de anticorpos neutralizantes da raiva (RNAT) num período mínimo de 180 dias antes da viagem (todos os procedimentos e testes veterinários devem ser feitos em um país aprovado);
  • Implantar no animal um microchip para identificação;
  • Solicitar e pagar pela licença australiana de importação do animal;
  • Reservar e pagar a acomodação provisória em que o gato ou o cachorro fará a quarentena obrigatória, de no mínimo 10 dias, após entrada na Austrália;
  • Reservar o voo para envio do animal (existem empresas especializadas em transporte de animais e o site da International Pet and Animal Transportation Association tem uma lista de empresas que operam globalmente; recomendamos a contratação de um agente de transporte de animais de estimação, pois pode ser mais simples e eficaz do que realizar o processo você mesmo).

Vale destacar que tanto gato quanto cachorro não podem viajar para a Austrália na cabine do avião, mas cães-guia elegíveis podem estar isentos dessa condição. Os animais devem viajar no compartimento de cargas, em uma caixa de transporte apropriada, conforme especificações e aprovada pela International Air Transport Association.

O passo a passo completo para envio de cães e gatos para a Austrália, com os requisitos relacionados às diferentes categorias de países aprovados (Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3), pode ser acessado aqui.

QUARENTENA OBRIGATÓRIA

Sim, é isso mesmo que você leu: cães e gatos devem passar por um período de quarentena ao chegarem na Austrália, antes de irem ao encontro de seus donos. Esse serviço é oferecido pelo Post-Entry Quarantine Facility, localizado em Mickleham, próximo a Melbourne, capital do estado de Victoria. O local é operado pelo Australian Department of Agriculture, Water and the Environment, e o período mínimo de isolamento de quarentena é de 10 dias nas instalações.

Cães e gatos precisam voar diretamente para o Aeroporto Internacional de Melbourne, de onde serão transferidos para o Post-Entry Quarantine Facility. A regra válida não permite que eles pousem em outro aeroporto australiano e viajem para Melbourne em um voo doméstico.

Entretanto, um acordo temporário entre o governo e as companhias aéreas da Qantas agora permite que cães e gatos sejam transportados de Sydney para Melbourne (transhipment via Sydney para o Post-Entry Quarantine), sob circunstâncias limitadas e sujeito a elegibilidade. 

Este período de quarentena do pet permite que o Australian Department of Agriculture, Water and the Environment monitore a saúde do animal e fique ciente de quaisquer preocupações com doenças antes de o bichinho viver a vida na Austrália.

Dependências do Post-Entry Quarantine Facility, local dedicado à quarentena de cães e gatos que dão entrada na Austrália

CUSTOS DA QUARENTENA

O custo inicial para um gato ou cachorro passar por um período mínimo de 10 dias de isolamento de quarentena no Post-Entry Quarantine Facility, em Mickleham/VIC, é de aproximadamente $2 mil AUD (dólares australianos). Podem haver taxas adicionais se o animal precisar de tratamentos extras, cuidados veterinários, estadia prolongada ou outros serviços.

Cliquei aqui para consultar taxas e preços para colocar seu gato ou cachorro em quarentena, após entrada na Austrália e confira como reservar uma vaga para seu gato ou cachorro nas instalações de quarentena em Mickleham/VIC.

SAINDO DA AUSTRÁLIA COM O PET

Agora vamos falar sobre o movimento contrário: sair da Austrália, levando junto o companheiro de quatro patas. Se você pretende deixar a Austrália com seu gato ou cachorro rumo a outro país, você precisará cumprir os requisitos de saída da Austrália, bem como todos as exigências de entrada do país que receberá o pet.  

Para que um animal de estimação saia da Austrália em direção a outro país, de acordo com a o Export Control Act 2020 e o Export Control (Animals) Rules 2021, são  necessários uma licença de exportação e um certificado de saúde do animal.

O dono do pet precisa preencher um formulário de Notificação de Intenção de Exportar Animais Vivos (exceto Gado), chamado Notice of Intention to Export Live Animals (other than Livestock), e enviá-lo para o Department of Agriculture, Water and the Environment.

É preciso marcar uma consulta com o Department of Agriculture, Water and the Environment para apresentar mais documentos, como a avaliação feita pelo veterinário autorizado, fazer entrevista para a emissão da licença de exportação e do certificado sanitário.

Vale destacar que diversos outros tipos de procedimentos e documentos, como licenças de importação para entrada de animais, podem ser exigidos, e isso vai depender do país para o qual o animal será enviado.

Muitos países exigem que os animais sejam testados e vacinados na Austrália antes, alguns exigem que os animais recebam a vacina antirrábica pelo menos 30 dias antes da data de partida, e todos os países exigem que os animais vivos recebam uma avaliação veterinária final antes da partida do país de origem.

Confira aqui o passo a passo completo para que animais de estimação saiam da Austrália.

Cães e gatos devem viajar em uma caixa de transporte apropriada

RETORNANDO COM O PET PARA A AUSTRÁLIA

Pensa que acabou? Ainda não! Existe mais uma situação a ser considerada. Se a ideia é que o animal de estimação fique fora da Austrália por um período curto e volte para a terra dos cangurus dentro de seis meses após a partida, os preparativos para o retorno do animal devem ser feitos antes dele deixar a Austrália.  

Isso porque quando o gato ou cachorro parte para o exterior, ele perde imediatamente o atestado de saúde australiano. Então, para que o animal esteja de volta em solo australiano, o governo, por meio do Department of Agriculture, Water and the Environment, recomenda que o dono do animal solicite e mantenha uma licença de importação australiana válida antes de o pet deixar a Austrália.

É preciso também manter vacinas antirrábicas e testes RNAT válidos durante todo o tempo em que o cão ou gato estiver no exterior. Isso garantirá que ele possa retornar à Austrália no menor tempo possível, sem a necessidade de cumprir o período de espera obrigatório de 180 dias no país estrangeiro após um teste RNAT, se ele tiver visitado qualquer país do Grupo 3 ou países não aprovados.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

BEM-ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR

Embora ter o animal de estimação por perto seja algo extremamente gratificante, é importante pensar no estresse que ele poderá sentir durante uma viagem internacional e as mudanças em sua rotina.

Ele será acomodado em uma caixa no compartimento de cargas de um avião, será exposto a ambientes e sensações desconhecidas (som, vibrações, cheiros), passará longos períodos em trânsito, e tudo isso pode acentuar condições pré-existentes ou piorar o estado de saúde daqueles que precisam de cuidados especiais.

Por isso vale a pena lembrar que o bem-estar do animal deve estar sempre em primeiro lugar na hora de decidir por uma viagem internacional do pet.

E você? Já enviou seu animal de estimação para a Austrália ou deixou a terra dos cangurus na companhia do seu melhor amigo de quatro patas? Compartilhe com a gente nos comentários como foi essa experiência.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário

Leia também