
Falar inglês realmente tem um grande impacto para conseguir um bom emprego e ter sucesso na carreira? A resposta é: claro!
Hoje, tecnologia, automação e informatização generalizadas ditam as regras de como fazer negócios. Além disso, os ambientes empresariais estão mudando, nunca se sabe quando e em que país o seu empregador vai trabalhar com parceiros internacionais. E a linguagem por traz de tudo isso é o inglês.
Está aí um super benefício do intercâmbio na Austrália. Além de fazer imersão no idioma e aumentar as chances de alcançar a fluência em inglês, é possível aproveitar a estadia na terra dos cangurus e fazer cursos de especialização profissional também.
Quer saber em detalhes? Continue lendo este post.
O IDIOMA DOS NEGÓCIOS
Cada vez mais profissões exigem conhecimentos em inglês e alguns dos empregos mais bem pagos são para pessoas que falam mais de uma língua, mandatoriamente, uma delas, o inglês. Afinal, pensar em mundo conectado e globalizado é pensar em inglês como idioma dos mercados e das negociações.
Profissionais de tecnologia e inteligência artificial, gerentes de negócios, engenheiros, programadores, desenvolvedores de software, gamers, web designers, profissionais de marketing, da indústria da moda, cientistas de dados, contadores, especialistas financeiros, advogados, professores, tradutores, designers, profissionais da saúde. São tantas as profissões cujo inglês é imprescindível e que podem ser mencionadas aqui! A lista é longa e cresce em ritmo acelerado.
Até para quem fazer uma grana no tempo livre ou durante as férias, com conhecimento de inglês dá para ganhar dinheiro no exterior, conseguir emprego como funcionário de hostel, hotel ou resort, trabalhar em navio de cruzeiro, como tutor de português para estrangeiros etc.
POR QUE INGLÊS É IMPORTANTE?
Você se imagina trabalhando na sua profissão e performando as atividades abaixo?
- Trabalhar com interfaces e cooperar com colegas de trabalho estrangeiros;
- Participar de fóruns, conferências e webinars internacionais;
- Participar de programas de desenvolvimento contínuo da empresa e ter a oportunidade de fazer cursos internacionais;
- Ler livros e literatura específica da sua área profissional em inglês (já que não há tradução para a sua língua materna);
- Participar de reuniões com falantes nativos de inglês, ter conversas por e-mail, ser capaz de se capaz de se comunicar sem problemas.
Sua resposta foi sim? E o seu inglês? Está bom o suficiente para realizar essas tarefas? Neste post aqui falamos sobre como ficar fluente em inglês. E vamos apresentar a seguir alguns exemplos de profissões cuja fluência em inglês é cada vez mais exigida.
Tecnologia da Informação (TI)
Em TI, é impossível se tornar um especialista sólido sem conhecimento da língua inglesa. Não há nada a fazer em TI sem saber inglês, afinal a linguagem do computador é principalmente o inglês. Os especialistas dessa indústria que não falam o idioma terão dificuldade em conseguir emprego, até mesmo em empresas nacionais, imagina então empresas internacionais?!
Engenheiros de várias especialidades
Profissões de engenharia estão associadas a trabalhos altamente qualificados. A demanda por engenheiros bilingues e fluentes em inglês geralmente é alta, tanto em empresas nacionais quanto estrangeiras. São os engenheiros que conduzem a produção em indústrias, estão a frente nos transportes, na construção, na mineração, são essenciais nos campos da química, mecânica, geração de energia, automação, etc.
Ainda na fase de formação na universidade, muitas disciplinas de engenharia necessitam de conhecimentos em inglês (termos, leitura técnica etc). Um engenheiro moderno é um especialista que domina um idioma estrangeiro, especialmente o inglês.
Profissionais de marketing
O profissional de marketing é um especialista de perfil amplo: analisa a situação do mercado, desenvolve novos produtos, estuda o público-alvo, conduz pesquisas de opinião, faz campanhas publicitárias, relações públicas etc. Para ter sucesso nessa profissão, é necessário estar por dentro da literatura de marketing atual – publicada basicamente em inglês -, estudar a experiência das melhores marcas e marcados estrangeiros, comunicar-se em fóruns profissionais internacionais, participar de conferências com especialistas estrangeiros, etc. Nada disso será possível sem habilidades linguísticas em inglês.
Economistas
Inglês para economistas é um passe para as últimas tendências em economia aplicada. Muitos especialistas dizem que não saber inglês torna impossível saber economia, pois a maioria dos conceitos da área se desenvolveram em países de língua inglesa. Além disso, a participação de bancos com capital estrangeiro no Brasil está crescendo, o que também contribui para que o economista inclua conhecimentos avançados de inglês em sua carreira.
Advogados
Claro, para advogados que trabalham em instituições do Estado, que lidam com cidadãos que falam a língua oficial do país, não é necessário saber inglês. No entanto, não dominar o idioma pode significar perda de oportunidades únicas, por exemplo em direito internacional, em empresas multinacionais, na prestação de serviços jurídicos para parceiros estrangeiros etc. E, para isso, inglês é fundamental.
Contadores
Se o contador deseja trabalhar em uma empresa internacional ou uma empresa nacional que mantém demonstrações financeiras conforme as normas internacionais vigentes (leia-se IFRS ou GAAP), saber inglês é requisito. Os relatórios de acordo com os padrões internacionais são redigidos em inglês, se as funções do contador estão relacionadas à atividade econômica estrangeira, ou se ele precisa se comunicar com fornecedores estrangeiros e trabalhar em programas internacionais, ter um bom inglês falado e escrito é mandatório.
Gamers
Inglês é a língua da indústria de games. O mercado global de jogos eletrônicos cresce em um ritmo mais acelerado do que das indústrias de cinema e música juntas. De startups a gigantes do setor, quem trabalha na área tem chances de construir carreira em qualquer lugar do globo. No desenvolvimento de jogos, a linguagem da programação é em inglês, o profissional cria, planeja e desenvolve jogos em diferentes plataformas – computador, tablet, smartphone e videogame. Além disso, apresentações do produto para públicos que falam inglês é uma atividade frequente na rotina de trabalho desses profissionais.
Web designers
Este especialista está envolvido no design de interfaces do usuário para aplicativos móveis, sites e softwares. Os web designers devem ser, além de criativos, interessados em aprender línguas estrangeiras, principalmente o inglês. Esse conhecimento é necessário para resolver tarefas, usar softwares em inglês, trabalhar com especificações técnicas, pesquisar e analisar informações, se comunicar com clientes estrangeiros, etc.
Tanto profissionalmente quanto pessoalmente, os benefícios de aprender inglês são múltiplos e variados. E fazer intercâmbio em um país de língua inglesa proporciona um valioso desenvolvimento no idioma.
INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA
Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.