Você está visualizando atualmente Residência permanente na Austrália: como o intercâmbio ajuda a chegar lá

Residência permanente na Austrália: como o intercâmbio ajuda a chegar lá

É isso mesmo? O intercâmbio pode ajudar quem quer migrar definitivamente para a Austrália? A resposta é sim, com certeza! Os intercambistas portadores de visto de estudante, além de estudar na terra dos cangurus, podem trabalhar e se qualificar para alcançar a residência permanente australiana.

Se interessou? Continue lendo para saber em detalhes.

AGENTE DE IMIGRAÇÃO

Antes de mais nada, se o seu objetivo é morar definitivamente na Austrália, se tornar um residente permanente no país e cidadão australiano no futuro, o primeiro passo é procurar um agente ou advogado de imigração registrado na Austrália. Esse profissional vai te ajudar a montar um plano migratório personalizado, que pode ser de curto, médio ou longo prazo. 

Existem diferentes programas de visto que levam à residência permanente australiana. Podemos citar o skilled visa, que é quando o candidato consegue a residência por meio de uma habilidade profissional que a Austrália precisa e o aplicante a possui. Já o sponsor visa é quando uma empresa australiana contrata o profissional imigrante porque não encontrou mão de obra qualificada entre os australianos. Há também o visto de business, que é quando o imigrante abre uma empresa na Austrália, cuja atividade é importante e interessante para o país.

É claro que cada um dos programas de visto tem diversas especificidades e requisitos próprios, por isso ter orientação de um profissional especializado é fundamental, além de salvar tempo.

Às vezes, o intercambista pode perder uma grande chance de imigrar somente pelo fato de estar sem trabalhar na área de formação por um determinado período. Os programas migratórios têm muitos critérios e, para algumas profissões, não é permitido que o candidato à residência permanente esteja sem trabalhar na área profissional por três anos, por exemplo. Fica a dica: vá em busca de informações fornecidas por quem é entendedor do assunto.   

CONHECIMENTOS DA LÍNGUA INGLESA

Você também precisa saber que os programas de vistos australianos que possibilitam a residência permanente no país requerem a comprovação de um certo nível de competência na língua inglesa. PTE Academic e IELTS são os testes aceitos atualmente pelo departamento de imigração australiano para atestar a proficiência em inglês do candidato. 

Por isso, focar nos estudos de inglês é mandatório, pois as notas mínimas exigidas nesses testes são relativamente altas. E, durante o intercâmbio, além da imersão na cultura de um país de língua inglesa, o estudante tem a oportunidade de estudar tanto general english (há turmas de iniciantes a avançados), quanto cursos preparatórios específicos para as provas do IETS e do PTE.

Ao se matricular em um curso de inglês na Austrália, o intercambista estudará o idioma em aulas de segunda a sexta-feira, cerca de 5 horas por dia. Lembrando que os professores em geral são nativos em inglês e os colegas de classe certamente serão de diferentes partes do mundo, ou seja, o inglês será a língua em comum, o que estimula o desenvolvimento linguístico.

Portanto, foque no aprendizado de inglês durante o período do visto de estudante, faça e refaça simulados do IELTS e PTE, e garanta uma nota alta em um desses testes. Você precisará desse alto desempenho nos testes de proficiência para aplicar para vistos diferentes em sua jornada migratória, após a fase de intercambista.

Cute girl studying on the computer at home

ESCOLHA O CURSO CERTO

Não perca tempo fazendo cursos técnicos vocacionais (cursos VET) ou até mesmo cursos em universidades australianas que não vão te levar a lugar nenhum se o seu objetivo é migrar para a Austrália de vez.

O país tem listas de ocupações profissionais em demanda tanto nacionalmente, quanto por regiões e estados. Sendo assim, se você pretende morar na Austrália em definitivo, enquanto intercambista, foque em cursos que dão formação para profissões que estão nas listas migratórias.

Pode ser que você opte por se qualificar do zero em uma nova profissão, ou de repente a sua profissão já está em uma ou mais listas. Se o seu caso for a segunda opção, enquanto intercambista, possuindo um visto de estudante, você terá a oportunidade de complementar o seu background acadêmico, por exemplo estudando uma pós-graduação em uma universidade australiana. Tudo isso literalmente contará pontos para a sua aplicação para a residência permanente no futuro.

DÊ VALOR AO TEMPO NA AUSTRÁLIA

É unanime entre os intercambistas que o intercâmbio na Austrália passa muito rápido. Então, use esse tempo a seu favor, foque em estudar inglês, foque em cursos certos que ofereçam um caminho para a residência permanente, foque em trabalhos que sejam relacionados à sua formação, pois isso contará como tempo de experiência profissional necessário para a aplicação do visto de residência.

Ainda é possível imigrar para a Austrália, os processos estão tornando cada vez mais difíceis e exigentes, mas com planejamento e organização a sonhada residência pode se tornar realidade.

E você? É intercambista na Austrália e está trilhando o caminho da residência permanente? Ou de repente você já se tornou residente depois do intercâmbio? Conte pra gente nos comentários como foi ou como está sendo a sua jornada migratória.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Deixe um comentário