4 Pensamentos negativos que te impedem de fazer intercambio: fuja deles!

Já parou para pensar que quando nos deparamos com planos grandiosos, às vezes criamos desculpas comuns para nós mesmos e cedemos aos nossos medos, ao invés de sermos corajosos e fazer algo?

No planejamento do intercâmbio para a Austrália isso também pode acontecer. Existem certas resistências e pensamentos negativos que impedem o futuro intercambista de avançar.

Quer saber quais são e como escapar deles? Continue lendo este post.

PARE, REFLITA, SE ACALME

Sim, fazer intercâmbio na Austrália é uma grande mudança, envolve pesquisas, planejamento e decisões, há muita preparação e seleção de documentos, é um processo detalhado e exige um investimento financeiro considerável.

Diante desse cenário, por mais que o intercâmbio seja uma grande conquista e a realização de um sonho, a pessoa que deseja estudar no exterior se vê tomada por falta de energia e pensamentos resistentes, ao invés de ter determinação e agir com foco no objetivo.  

Pois saiba que a maioria das mudanças qualitativas na vida não acontecem num estalar de dedos. Preparamos este post para te ajudar a fugir de pensamentos negativos comuns que te impedem de tornar o sonho do intercâmbio uma realidade. Se esses pensamentos estiverem falando mais alto, pare, reflita e se acalme. Reconsidere seus planos e prioridades. A mudança pode acontecer e depende de você.

1. “Será extremamente difícil superar a barreira do idioma”

Aprender uma língua estrangeira exige tempo, prática e dedicação; não acontece da noite para o dia. E, sim, as dificuldades podem surgir na comunicação e no processo de estudos. Mas todos esses desafios são superáveis e aprender inglês por meio do intercâmbio, no modelo de imersão, impulsiona consideravelmente o desenvolvimento.

Ao se tornar intercambista na terra dos cangurus, preste o máximo de atenção na comunicação entre os nativos em inglês. Faça amigos estrangeiros, seja participativo nas aulas do curso de inglês, cadastre-se em eventos online nos quais você precisa se apresentar ‘em inglês’, e comunique-se o máximo possível no idioma estrangeiro. Isso o ajudará a se integrar de forma rápida e a impulsionar o aprendizado.

2. “Vou gostar de morar no exterior, mas depois de estudar ainda terei que voltar”

Como mostra a prática, na maioria dos casos, o futuro de um aluno no exterior após o intercâmbio depende da própria pessoa. Por isso, durante os estudos na Austrália, é importante saber com antecedência tudo sobre as leis dos vistos australianos, consultar advogados ou agentes de imigração, e traçar estratégias para permanecer no país após os estudos (se essa for a sua intenção).    

Se você optar por fazer outros cursos além do inglês, por exemplo estudar em uma universidade australiana ou fazer um curso técnico profissionalizante no país, saiba que certos cursos permitem que o intercambista permaneça na Austrália por até dois anos após a formatura. Nesse período, o aluno terá tempo suficiente para encontrar um emprego permanente e obter experiência profissional.  

Vale a pena se preparar para uma vida futura e um emprego na Austrália durante seus estudos! Pesquise o mercado de trabalho, participe de feiras de empregos e eventos profissionais, e encontre empregadores em potencial para conquistar seu ‘job’ o mais rápido possível após a formatura. 

Lembre-se: a Austrália é um país interessado em atrair talentos estrangeiros, é possível conseguir um emprego após concluir os estudos e aplicar para um visto de trabalho. Além disso, o país tem um programa imigratório que oferece oportunidades de residência permanente para inúmeras profissionais em áreas de alta demanda.

People photo created by lookstudio – www.freepik.com

3. “A Austrália não atenderá às minhas expectativas”

Você pode não gostar da cidade em que vai morar, pode não gostar do curso que escolheu estudar etc. Talvez, para conquistar a vida tão sonhada, você terá que se decepcionar com alguma coisa. É melhor levar isso como aprendizado e uma oportunidade de corrigir o que incomoda. E, adivinha? Você pode mudar de escola, de curso, de cidade e de estado.

Para minimizar o risco de desapontamento, priorize fazer escolhas verdadeiramente equilibradas e deliberadas. Ao planejar o intercâmbio na Austrália, descubra com antecedência o máximo possível sobre o país, as opções de escolas de inglês, colleges e universidades. Leia avaliações de ex-alunos, converse com ex-intercambistas, consulte a sua agência de intercâmbio para tirar todo tipo de dúvida.

Quanto mais completa for a sua ideia, menor será a probabilidade de você se decepcionar com a sua escolha. E, claro, você sempre pode voltar para a sua terra natal, ninguém vai forçá-lo a morar e estudar no exterior. Mas acreditamos no poder no ‘don’t give up’, nunca desista! Encare as situações não como obstáculos, mas oportunidades. Você vera quão longe pode chegar!

4. “Não sei se conseguirei pagar o intercâmbio”

Sim, o intercâmbio tem que se adequar às suas capacidades financeiras. Além disso, no processo de aplicação do visto de estudante, você precisa comprovar a disponibilidade de fundos para custear seus estudos na Austrália.  

No entanto, não queremos assustá-lo. A dica é que você escolha um curso e uma instituição educacional com um custo acessível para você. Certifique-se também de levar em consideração os demais custos da vida futura no exterior, como alimentação, acomodação etc. E saiba que, na Austrália, estudantes internacionais são autorizados a trabalhar. Falamos mais sobre isso neste post aqui.

Vale lembrar que as universidades australianas têm interesse em alunos talentosos, com alto potencial e desempenho acadêmico, e oferecem bolsas de estudos em vários programas. Portanto, quanto melhor você estudar e quanto mais ativamente mostrar seus talentos, mais chances terá de receber esse apoio de uma instituição de ensino estrangeira.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Leave a comment

Translate »
Close Bitnami banner
Bitnami