5 maneiras que intercâmbio e inglês fluente ajudam a ganhar mais dinheiro,

Inglês fluente não é apenas uma habilidade eficaz para o crescimento pessoal e profissional. Trata-se de um conhecimento com efeito positivo no aumento da renda, isso mesmo, mais grana no bolso! E o intercâmbio é um caminho ideal para a aprendizagem do idioma, já que o estudante faz uma imersão em um ambiente linguístico totalmente em inglês, o que potencializa e muito o desenvolvimento da fluência na nova língua.  

Quer saber como o intercâmbio e a fluência em inglês podem te ajudar a ganhar mais dinheiro? Continue lendo este post.

PENSE GRANDE

Vamos direto ao ponto: falar inglês aumenta suas oportunidades de fazer negócios. Se você fala inglês, naturalmente suas chances de ganhar dinheiro são maiores. Para você enxergar um pouco além, a população brasileira é de cerca de 213 milhões de pessoas. Ok, já é um mercado interno grande. No entanto, a população mundial tem cerca de 7,8 bilhões de pessoas. E se você expandir um pouco mais os horizontes, pensar grande, e fazer negócios com o mundo? O mercado global é mais de 36 vezes maior! Bom né?

Não é novidade para ninguém que o idioma comum no mundo dos negócios é o inglês, certo? Sendo assim, selecionamos cinco diferentes maneiras em que o domínio do inglês pode proporcionar mais grana no bolso para aqueles que falam a língua fluentemente. Preparados? $$

1. Inglês aumenta o salário

Segundo levantamento da 57ª Pesquisa Salarial da Catho, a remuneração de um funcionário fluente em inglês, em cargo de gerência, é até 70% maior, em relação a um profissional do mesmo nível hierárquico, mas sem a fluência na língua. Para supervisores e coordenadores, o salário é 53% maior; em se tratando de especialistas graduados, a remuneração cresce 33%; para analistas, o aumento é de 40%.

E a realidade é que cada vez mais empresas estrangeiras estão entrando no mercado brasileiro. São negócios que dependem constantemente de novos funcionários, para os quais a proficiência em inglês é mandatória.

O mesmo se aplica à força de trabalho de empresas nacionais que atuam em mercados estrangeiros: os funcionários precisam saber inglês para interagir com fornecedores, clientes, parceiros e colegas de trabalho de outras nacionalidades.

Dependendo da empresa, do cargo, da complexidade das tarefas executadas, da especialidade do profissional e do nível de inglês, mais alta será a remuneração.

2. Mais alcance nas mídias sociais

Algumas pessoas ganham muito dinheiro produzindo conteúdo para as mídias sociais. E o mundo digital está repleto de instagrammers, youtubers e bloggers produzindo conteúdo de todos os tipos. Para quem quer se aventurar nesse campo e fazer um conteúdo bilingue – usar inglês para ensinar português, apresentar áreas turísticas do Brasil, mostrar a culinária e a cultura local, fazer lives, compartilhar o dia a dia – é possível atrair um público muito maior, ansioso para aprender mais e consumir mais o que o influencer tem a oferecer.

Vale destacar que pode levar um tempo para crescer nas redes sociais, ter muitos seguidores, curtidas, visualizações e engajamento. Mas para quem tem perspectiva de longo prazo para geração de receita como digital influencer, um conteúdo bilingue, produzido principalmente em inglês, sem dúvida amplia extraordinariamente o público consumidor e pode culminar com marcas interessadas em parcerias de publicidade e muito mais.

3. Networking para os negócios

Talvez você não seja funcionário, mas sim empresário e dono do próprio negócio. Como empreendedor, você sabe que um bom networking pode levar a relacionamentos profissionais frutíferos. Ao desenvolver uma força de trabalho bilingue, cujo inglês é um dos idiomas, uma infinidade de oportunidades se abre para o negócio, como novas vendas, parcerias e clientes.

Seus funcionários podem encontrar novos clientes em potencial e criar relacionamentos mutuamente benéficos em qualquer lugar, seja em uma sala de reuniões, ou em uma conversa informal, durante uma viagem de negócios. E quanto mais funcionários fluentes em inglês, mais contatos comerciais eles poderão fazer.

Instructor explaining corporate software specific to intern. Man and woman in casual sitting at desk in classroom, working on laptop, pointing at screen, talking. Education concept

4. Ser nômade digital

Trabalhar como nômade digital significa performar trabalho online de qualquer lugar e para qualquer pessoa. Um nômade digital é um cidadão global livre, que não depende de um emprego e um empregador, em um lugar específico. Em vez disso, nômades digitais trabalham de forma completamente remota, usando tecnologia e conectividade da internet para realizar seus trabalhos e tarefas diárias, enquanto viajam e pesquisam.

Dá pra imaginar ser nômade digital e ter toda essa interação global sem falar inglês? Impossível, certo? O inglês é mandatório para a comunicação diária e para trabalhar para clientes em todo o mundo. E saiba que depois de aprender inglês, não pare por aí e aprenda outra língua. Quanto mais idiomas o nômade digital souber, melhor. Significa mais renda.  

As áreas em que os nômades trabalham com mais frequência são: programação, design, marketing, consultoria, notícias e entretenimento. Portugal, México, Indonésia, Alemanha, Tailândia, República Tcheca e Sérvia são os países preferidos dos nômades digitais. Essa relação de países é atualizada regularmente e os critérios podem ser vistos na Nomad List.

5. Inglês é mandatório para algumas profissões

Sim, é possível conseguir um bom emprego sem falar inglês. Mas, para algumas profissões, nos dias de hoje, encontrar um lugar no mercado de trabalho que pague bem é praticamente impossível se o profissional não falar inglês fluente.

Vamos ser francos: na área de TI, não há nada a fazer sem conhecimentos de inglês. Especialistas dessa indústria, que não falam inglês, não poderão trabalhar nem mesmo em empresas nacionais, quanto mais em empresas internacionais. Em se tratando de gestores de grandes empresas, como esse profissional será supervisor, gerente ou diretor de multinacional e se comunicará com parceiros estrangeiros, clientes e fornecedores sem falar inglês? Impossível, concorda? 

No caso de engenheiros, contadores, profissionais de marketing, economistas, financistas, médicos, advogados e outros mais, é preciso se manter atualizado, ler a literatura técnica, entender o significado dos termos, participar de workshops etc. E tudo isso, na grande maioria das vezes, é em inglês.

Ou seja, tanto para fazer parte do grupo de profissionais que fazem o movimento da “fuga de cérebros” e se mudam para o exterior em busca de melhores oportunidades de trabalho, quanto para quem permanece em solo nacional, o conhecimento da língua inglesa é necessário, se a ideia é ganhar um bom dinheiro.

Falamos mais sobre a importância do inglês para certas profissões neste post aqui.

POR QUE O INTERCÂMBIO É UM DIFERENCIAL?

A resposta para essa pergunta é simples: é um diferencial porque o intercâmbio proporciona aprender inglês por meio do método da imersão. Quem faz intercâmbio, além de fazer o curso de General English, aprende inglês em um contexto de integração natural, vivencia muitas oportunidades de usar o idioma, tem experiências concretas por tentativa e erro, recebe feedbacks, constrói interações e experimenta situações de aprendizagem caracterizadas por um alto nível de envolvimento ativo. Dessa forma, o estudante aprende inglês mais rápido e a língua se desenvolve de maneira subconsciente também.

Neste post aqui falamos sobre qual é a melhor maneira de falar inglês fluentemente: por meio do método tradicional de anos de estudos em sala de aula ou fazendo intercâmbio em um país de língua inglesa. Vale a pena conferir.

E então? Convencido de que fazer intercâmbio para estudar inglês aumentará suas chances de ganhar mais dinheiro?

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Leave a comment

Translate »
Close Bitnami banner
Bitnami