Dá para fazer amizades durante o intercâmbio?

Um dos maiores receios de quem faz intercâmbio na Austrália é a solidão. Afinal, os amigos e a família estarão do outro lado do mundo, e na Austrália se fala inglês, idioma que você, provavelmente, estará aprendendo. Como vencer as barreiras e fazer amizades?

Reunimos algumas dicas para você aproveitar ao máximo o intercâmbio, valorizar esse momento único, fazer conexões e superar a bad quando bater aquela homesick (saudade de casa). Já memorize essa recomendação: não tenha medo de sair e explorar a nova cidade, fazer coisas e conhecer pessoas!

Continue lendo para saber mais detalhes.

MUITO MAIS PRÓS DO QUE CONTRAS

Durante o seu intercâmbio na Austrália, a tecnologia vai encurtar distâncias e você estará em contato constante com a sua família e amigos no Brasil ou em qualquer outro lugar no mundo. Quanto à construção dos novos laços de amizade na Austrália, saiba que até os mais introvertidos terão contato constante com novas pessoas!

Muito rapidamente você terá uma rede de relacionamento nova com outros estudantes internacionais: os colegas da escola, o pessoal que compartilha a casa com você, a turma que está fazendo o mesmo job que o seu, daí você conhece os colegas deles também, descobre que tem conterrâneos da sua cidade morando perto de você e, pronto! O network estará em modo ativado. 

A afinidade ditará quais colegas serão mais próximos. Você certamente terá os amigos do rolê, amigos que estarão abertos a ouvir e conversar sobre os seus sentimentos e a sua saudade de casa, inclusive as chances de eles estarem passando pela mesma coisa são grandes, mesmo que eles não demonstrem isso. E pode ter sintonias tão profundas e fazer amigos de alma, independentemente da nacionalidade.

Não tenha medo de sair e explorar a nova cidade, fazer coisas e conhecer pessoas

FAZENDO AMIZADES

Reunimos dicas para você conhecer mais pessoas, que vão além da rede de contatos que inevitavelmente você terá na Austrália – por conta da rotina de estudos e trabalho. Olha só. 

Clube de Estudantes – Student Club Network

Verifique se a escola ou universidade possui uma rede de clubes estudantis e certifique-se de associar-se a um que seja adequado aos seus interesses. Certamente a sua escola terá diferentes tipos de clubes e você poderá conhecer uma ou várias pessoas com interesses semelhantes. As instituições educacionais australianas têm clubes e grupos voltados para todos os tipos de coisas, desde esportes e hobbies individuais, até grupos de origens culturais ou religiões específicas, e também grupos LGBTQI+.

Aplicativos

Acredite, a chave para fazer novos amigos pode estar na palma da sua mão. Existes muitas opções boas de aplicativos e sites que ajudam a conhecer pessoas online (você decide se quer conhecê-las pessoalmente, se se sentir confortável para isso). Bumble BFF, We3 e Meetup são alguns dos mais usados na Austrália. São basicamente aplicativos que reúnem pessoas com interesses em comum para praticar os hobbies que gostam, por exemplo fotografia, aprender inglês, jardinagem, dança, cinema, esportes etc. Isso é bom porque já de início você terá assuntos em comum para conversar. E entenda que você não necessariamente terá afinidade e aquele “click” com todo mundo, e que pode levar um tempo para se fazer bons amigos. Mas não pense demais sobre isso, apenas vá, curta e se divirta conhecendo um monte de pessoas novas!

Praticar esportes

Se você gosta de um esporte em particular, são grandes as chances de encontrar uma galera que se reúne para praticá-lo, perto de você.  A sua escola ou universidade provavelmente terá recomendações de times de estudantes e ligas esportivas para você participar e conhecer outros alunos com interesses semelhantes. Uma outra possibilidade é consultar aplicativos como o Meetup e comunidades no Facebook. São muitas as opções de esportes que os estudantes internacionais praticam em grupo e com frequência, como futebol, futsal, vôlei, handebol e basquete. E saiba que críquete e badminton são esportes populares na Austrália, ou seja, se você se interessa por eles, está aí a chance de praticar.

Voluntariado

É impressionante a quantidade de australianos que se dedica ao trabalho voluntário, pessoas de todas as idades, abertas a conhecer gente nova e acostumadas a doar de si mesmas, sem exigir algo em troca. O voluntariado vai proporcionar uma serie de soft skills, melhorar a sua habilidade de comunicação em inglês, possibilitar que você faça novos amigos, ajudar na integração com a cultura australiana. Peça recomendações de voluntariado para a sua escola ou universidade, com certeza eles terão opções para te dar. Existe trabalho voluntário de toda espécie, e isso pode inclusive mudar a sua vida em termos de aprendizado.

Igrejas, templos e grupos de oração

Independentemente da religião, frequentar igrejas e templos é uma forma de te aproximar de pessoas com crenças semelhantes às suas. Várias igrejas têm aulas gratuitas de inglês também, outra oportunidade de fazer network. Dá para ficar por dentro da agenda de encontros no site oficial ou nas redes sociais das instituições religiosas, e há também grupos de brasileiros na Austrália, no Facebook, nesse sentido.  

Grupos de estudo de inglês

Com certeza haverá outros estudantes internacionais na Austrália procurando melhorar o inglês, assim como você. E existem inúmeros grupos de conversação em inglês que acontecem por todas as cidades, presenciais ou online. Verifique no site das bibliotecas públicas, principalmente na sua biblioteca local ou no centro comunitário do seu bairro. A sua escola na Austrália também pode te ajudar com indicações. E aqui vale a pena citar mais uma vez o Meetup, pois grupos desse tipo por lá não vão faltar.

Rede de clubes estudantis em escolas e universidades australianas aproximam estudantes com interesses semelhantes, como esportes, hobbies e grupos LGBTQI+
 

CUIDE DE VOCÊ

Mas se a bad bater e você enfrentar dias de extrema saudade de casa e solidão, seja cuidadoso com você mesmo. Procure dormir bastante, acorde revigorado, tome um bom banho, experimente alguma comida nova ou vá cozinhar, assista ao seu filme favorito, leia algo que goste, pense sobre o que você quer conquistar com o intercâmbio e como deseja que essa jornada aconteça, espaireça a cabeça e visite lugares legais na cidade.

No entanto, se as dificuldades em criar novos laços no novo país forem grandes e você se sentir perdido,pode ser uma boa ideia procurar ajuda de um psicólogo. Existem vários profissionais brasileiros trabalhando na terra dos cangurus e com certeza isso pode te ajudar muito. O seu seguro de saúde – OSHC tem cobertura de até dez sessões com um psicólogo registrado na Austrália. Se informe sobre isso com a sua agência de intercâmbio e procure ajuda para superar o que te impede de evoluir.

Bora viver momentos inesquecíveis, conhecer pessoas de todas as partes do mundo e fazer novas amizades?

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Auxiliamos com roteiros de viagem, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, escolas e matrículas. Fale com a gente aqui.

Leave a comment

Translate »
Close Bitnami banner
Bitnami