Empregos na Austrália pós-pandemia

Para quem pretende estudar e fazer intercâmbio na Austrália, e para quem mira posições no mercado de trabalho australiano, saiba que o país tem áreas com promessa de grande oferta de emprego nos pós-pandemia.

Continue lendo para saber mais.

NOVOS TEMPOS

Antes de falar de 2021, vamos falar do ano anterior. 2020, por causa da Covid-19, foi um ano de desemprego recorde na Austrália. Isso depois de 29 anos de crescimento econômico anual ininterrupto do país, sem recessão.

Depois de um ano de turbulência em 2020, o crescimento dos empregos em tudo o que tenha a ver com dados é uma das poucas certezas dos especialistas australianos, à medida que o mundo enfrenta a pandemia, em 2021.

Outro movimento observado na terra dos cangurus foi a volta da oferta onshore (dentro da Austrália) de certas posições de emprego, depois que muitos negócios tiveram as operações no exterior afetadas pelas restrições da Covid-19. E setores considerados resilientes durante a pandemia, como a área da saúde, também são vistos como um celeiro de crescimento futuro de empregos.

 Já a área dos STEM Jobs (nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), cujo crescimento de empregos não é uma surpresa para a Austrália, continua se posicionando como promissora. Por exemplo, entre fevereiro e maio de 2020, os empregos STEM caíram apenas 1,9% no país, em comparação com a queda nacional de 7,0% registrada em empregos não STEM.

ÁREAS DE ALTA DEMANDA EM 2021

Anote aí: a área de tecnologia, especificamente de computação de alta potência para armazenar dados, tem ótimas perspectivas de crescimento no mercado de trabalho australiano. Profissionais com habilidades em programação, manipulação e armazenamento de dados, habilidades de segurança digital e cibernética, serão cada vez mais demandados.

Analistas de dados e Cientistas de dados são exemplos de ocupações emergentes. E o que esses trabalhos envolvem? Abrangem a interpretação de dados. O mercado australiano tem demanda para interpretação de dados, que vão desde pesquisas médicas a dados sísmicos para a indústria global de petróleo e gás.

O aumento das vendas online num cenário pandêmico, tende a continuar num mundo pós-pandemia, sendo que o mercado de clientes australiano está exigindo suporte local. E um setor que parece destinado a crescer na terra dos cangurus, são os call centers. Grandes empresas australianas estão trazendo de volta ao país posições de call center, depois que a Covid-19 inviabilizou a manutenção offshore (fora da Austrália) de algumas operações.

O mundo pós-Covid também se configura como um solo fértil para a psiquiatria, a energia renovável e para entregadores e motoristas de aplicativos e serviços de entrega/delivery

Analistas de dados e Cientistas de dados são exemplos de ocupações emergentes na Austrália pós-pandemia

ENFERMEIRAS E CUIDADORES DE IDOSOS

Aprenda como pronunciar em inglês essas profissões de enfermeiro e de cuidador de idosos, pois, caso você queira exercê-las nas Austrália, arriscamos em afirmar que oportunidades de emprego não vão faltar para nurses e aged and disabled carers.

A Austrália está enfrentando uma escassez crítica de enfermeiros em 2021. Só o setor de atendimento a idosos estima que são necessários 57 mil enfermeiros extras em todo o país para cumprir as taxas mínimas de pessoal, recomendadas pelos órgãos competentes.

Entre em contato com a Channel para saber opções de cursos de enfermagem e de cuidadores de idosos que os estudantes internacionais podem (e devem) estudar.

RECRUTADORES E EMPRESAS QUEREM SE ANTECIPAR

As empresas australianas mais proativas estão preocupadas “real” em atrair e reter talentos em 2021.  A vacinação está prestes a começar na Austrália, os negócios estão voltando a ser feitos, a abertura das fronteiras acontecerá no futuro, a economia está sendo retomada. 

E isso já se reflete nos dados. Os estados de Queensland e de Western Australia apresentaram o maior crescimento em anúncios de emprego, com os principais setores que impulsionam o recrutamento sendo agricultura, preparação de alimentos, mineração, construção e silvicultura (ciência que estuda floresta e cultivo de árvores).

Somente para o setor de atendimento a idosos na Austrália, estima-se que são necessários no mínimo 57 mil enfermeiros extras; o país está enfrentando escassez crítica de enfermeiros em 2021 Fonte: https://www.ceen.com.br/como-trabalhar-no-exterior/

LISTA DE OCUPAÇÕES / PROFISSÕES EMERGENTES EM 2021

Confira as ocupações emergentes na Austrália, em 2021, identificadas pela National Skills Commission:

Análise de dados (Data analytics)

Analista de dados (Data analyst)

Cientista de dados (Data scientist)

Engenheiro de dados (Data engineer)

Arquiteto de dados (Data architect)

Analista de preços (Pricing analyst)

Práticas de negócios emergentes (Emerging business practices)

Treinador/coach ágil (Agile coache)

Engenheiro devOps (Devops engineer)

Analista de logística (Logistics analyst)

Regulatório (Regulatory)

Analista de risco (Risk analyst)

Especialista em assuntos regulatórios (Regulatory affairs specialist)

Auditor de energia (Energy auditor)

Analista de remuneração e benefícios (Compensation and benefits analyst)

Saúde (Health)

Terapeuta respiratório (Respiratory therapist)

Enfermeiro de ligação (Nurse liaison)

Bioestatístico (Biostatistician)

Sustentabilidade, engenharia e comércio (Sustainability, engineering and trades)

Instalador de painel solar (Solar installer)

Engenheiro de eficiência energética (Energy efficiency engineer)

Técnico de turbinas eólicas (Wind turbine technician)

Trabalhador de materiais perigosos (Hazardous materials labourer)

Atualizações dos níveis de habilidade do ANZSCO (Refreshing ANZSCO – Australian and New Zealand Standard Classification of Occupations)

Arrecadação de fundos (Fundraiser)

Pesquisador (Researcher)

Assistente de pesquisa (Research assistant)

Ocupações associadas à crescente tecnologia nos negócios (Digital deepening)

Especialista em marketing digital (Digital marketing specialist)

Especialista em mídia social (Social media specialist)

Analista de experiência do usuário (User experience analyst)

E então? Partiu terra dos cangurus para estudar e/ou trabalhar?

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Channel. Fale com a gente aqui.

Leave a comment

Translate »
Close Bitnami banner
Bitnami