Intercâmbio para cursar ensino superior

Intercâmbio voltado para oensino superior, ou intercâmbio para higher education, é para o intercambista que quer estudar em uma universidade na Austrália, ou seja, cursar um curso de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado na terra dos cangurus.

Esse é o seu caso? Ficou curioso? Continue lendo para saber em detalhes.

É MUITO CARO?

Fazer faculdade ou cursar pós-graduação e mestrado em outro país pode dar um friozinho na barriga e nos fazer pensar que se trata de um programa de estudos extremamente caro. De fato, estamos falando de um investimento maior e há também que se considerar a conversão da moeda.

Em média, o valor de um curso de pós-graduação de dois anos na Austrália, para estudantes internacionais, começa em $30 mil dólares australianos, ou seja, $15 mil AUD por ano. A boa notícia é que as universidades australianas oferecem bolsas de estudos para estudantes internacionais, de integrais a parciais, com 30%, 40%, 50% de desconto.

E por que estudar dois anos da Austrália, no ensino superior, é tão importante? Porque se o intercambista estuda acima de 92 semanas, ele tem permissão, após concluir os estudos, de aplicar para um outro tipo de visto, que é o visto 485, em que o estudante terá o direito de permanecer na Austrália por pelo menos mais dois anos para trabalhar em tempo integral e adquirir experiência profissional internacional.

E esse período de pós estudos pode ser justamente o momento em quem o intercambista trabalha e recuperar a grana investida na universidade. Vale destacar que as condições e regras dos vistos australianos mudam constantemente, hoje funciona assim para o visto 485, amanhã pode ser diferente. Por isso é importante se manter atualizado.

NÍVEL DE INGLÊS

As universidades na Austrália pedem comprovação de proficiência em inglês para admissão dos estudantes internacionais. Portanto, para ser aceito na universidade, o intercambista precisa apresentar notas no teste do IELTS ou PTE, por exemplo.

Sendo assim, se você está planejando seu intercâmbio, otimize o seu tempo e comece a estudar para uma dessas provas. Dependendo do curso que você vai fazer na universidade, será exigido nota 6 ou 6.5 ou até 7 no IELTS.

Outra informação super importante que você precisa saber é que o sistema de ensino australiano de higher education é diferente do praticado no Brasil. A principal grande diferença é que o aluno tem que aprender muito mais coisas por conta própria, o professor não necessariamente vai explicar toda a matéria para então o aluno estudar e se preparar para as provas. Depende muito mais do estudante a busca pelo conhecimento e o professor será um aliado para tirar dúvidas.  

E claro que, durante os estudos na universidade, o intercambista desenvolve muito o inglês, especialmente a escrita e a fala, pois há muitos trabalhos e apresentações em sala de aula a serem feitos.

Cheerful mood. Group of people at business conference in modern classroom at daytime.

DÚVIDAS COMUNS

“Será que a minha faculdade no Brasil é reconhecida na Austrália?” “Fiz um curso tecnólogo no Brasil, posso fazer pós-graduação ou mestrado em uma universidade australiana?” Essas são duvidas muito comuns de quem quer fazer intercâmbio de higher education na terra dos cangurus.

A resposta para essas perguntas é que cada caso tem que ser analisado particularmente. Muitas faculdades no Brasil são reconhecidas na Austrália, entretanto outras não. Mas uma negativa não significa o fim da linha para você. Como dissemos, cada caso e único e precisa ser estudado para se encontrar as soluções viáveis.

Dá uma olhada neste depoimento aqui em que o intercambista fez um curso tecnólogo no Brasil e hoje faz um master em Business Administration and Global Project Management, em uma universidade na Austrália.

OPÇÕES DE UNIVERSIDADES

Existem universidades na Austrália cujo público-alvo são prioritariamente os estudantes internacionais, e aí tem australianos estudando também, entretanto em número reduzido. E há universidades cujos estudantes são majoritariamente os australianos, mas os intercambistas de outras nacionalidades são autorizados a estudar também.

Vale a pena destacar que as instituições de ensino superior voltadas para estudantes internacionais são mais baratas, facilitam o pagamento e podem facilitar o nível de inglês exigido para a admissão de um intercambista.

Algumas permitem substituir a nota no teste do IELTS por um teste de inglês da própria universidade, ou então pela apresentação de um certificado de um curso feito em inglês, por exemplo um curso técnico vocacional – curso VET (o aluno apresenta o certificado do curso de Diploma ou de Advanced Diploma para comprovar que tem os conhecimentos em inglês no nível exigido pela universidade).  

Mas para quem deseja seguir na carreira acadêmica (ensino e pesquisa), o ideal é estudar nas universidades tradicionais entre os cidadãos australianos.  

E então? Partiu ensino superior na Austrália? Se você tem vontade de fazer um curso de higher education em uma universidade australiana, não desista! Existem inúmeras universidades no país, procure uma agência de intercâmbio ou pesquise por conta própria e torne o seu sonho realidade.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e

Leave a comment

Translate »
Close Bitnami banner
Bitnami