Medo de fazer intercâmbio e ficar longe de tudo e de todos? Saiba como vencer esse sentimento

Quer fazer intercâmbio na Austrália, aprender inglês, morar em um país de primeiro mundo e se relacionar com outras culturas? Toda essa ideia te agrada, mas no fundo você sente muito medo da mudança, de ficar longe da família, amigos e viver sozinho toda essa experiência?

Resumindo: está difícil passar por cima dos medos e se decidir pelo intercâmbio? Pois saiba que é possível enfrentá-los e superá-los, e com pouco tempo de intercâmbio já experimentar um dos melhores sentimentos: LIBERDADE.

Ficou curioso e quer saber em detalhes? Este post é para você! Continue a leitura.

VENCENDO O MEDO

O medo do desconhecido nos faz colocar em dúvida todos os nossos sonhos. Sim, é natural sentir ansiedade a apreensão quando imaginamos viver a vida no exterior. Afinal, em nosso país de origem estamos adaptados, temos os nossos ambientes, a própria história de relacionamento com as pessoas e contatos estabelecidos.

E, sim, a vida muda muito com o intercâmbio. O lugar é novo, o idioma é outro, tudo é completamente diferente, geralmente o intercambista recém-chegado não conhece ninguém. A vida não será normal como antes e, só de pensar nisso, já bate um medo antecipado e uma insegurança enorme de mudar de vida e partir rumo à Oceania.

Pois desde já não permita que o medo do desconhecido te paralise e gere ansiedade, e não caia no vazio das dúvidas sobre si mesmo.  É difícil prever o futuro e ter certeza de antemão de tudo o que vai acontecer, mas saiba que o intercâmbio se trata de um processo de adaptação.

Adaptação que é diferente para cada um, alguns levam uma semana, enquanto outros precisam de meses. Tudo depende da pessoa e do ambiente em que ela se inseriu. As suas incertezas, inseguranças e medos não são sentimentos isolados, 99% dos intercambistas do mundo sentiram sentimentos iguais ou similares no início de suas jornadas.

Para te ajudar com a autoanálise, listamos alguns medos comuns que paralisam e atrapalham em muito a tomada de decisões, e geralmente impedem o intercambista de seguir com seus sonhos. E apresentamos dicas de como criar um pensamento positivo quando a insegurança bater

Lembre-se: sair da zona de conforto não é fácil, mas é libertador! Considere a mudança do intercâmbio como uma nova etapa da vida.

MEDO DA SOLIDÃO

Você não precisa ter medo da solidão no intercâmbio. Sabia que para muitas pessoas, a solidão é um momento valioso, pois é quando elas conseguem primeiro prestar atenção em si mesmas e entender como e para onde seguir em frente? Se identifica?

Mas se este definitivamente não é o seu caso, quem disse que você precisa ficar sozinho no intercâmbio? Se o medo da solidão bater, abra espaço para pensamentos positivos. Você não precisa ficar sozinho em casa, pelo contrário, como intercambista na Austrália, você pode sair com frequência e conhecer a nova cidade.

Você pode se inscrever em todas as atividades em grupo que a sua escola ou universidade oferecer. Se você pratica algum esporte, gosta de dançar, ou fazer qualquer outra atividade criativa e intelectual, a dica é se inscrever para participar do time de futebol, yoga, pintura, forró, etc. Em comunidades assim, você se sentirá competente e confiante em suas habilidades e conhecimentos. Além disso, coisas para fazer e eventos gratuitos nas grandes cidades não faltam!

Já vai estudando inglês antes de embarcar para a terra dos cangurus, porque isso vai te ajudar a se acostumar com a vida no novo país e a se sentir menos peixe foda d’água no começo.

É possível enfrentar e superar medos, e com pouco tempo de intercâmbio experimentar um dos melhores sentimentos: LIBERDADE
People photo created by tirachardz – www.freepik.com

MEDO DE NÃO FAZER NOVOS AMIGOS

Onde quer que você esteja no mundo, lembre-se que todos estudantes internacionais que ali também vivem, assim como você, estão na mesma situação: todo mundo quer encontrar novos amigos e companhia.

O fato de estarem todos no mesmo barco promove relacionamentos rápidos e novas amizades, principalmente entre os colegas de classe. Pode ser que você faça amizades para a vida, de repente você vai se juntar a um grupo de colegas da mesma nacionalidade que a sua, ou então vai se enturmar com pessoas de nacionalidades diferentes. Seja passageiro ou duradouro, todo tipo de amizade que você fizer vai te ajudar a não se sentir sozinho.

Neste texto aqui damos dicas de como fazer amizades durante o intercâmbio.

MEDO DE FICAR LONGE DA FAMÍLIA E AMIGOS

Mesmo que você seja muito apegado aos seus familiares ou amigos, saiba que o medo e o receio de ficar longe deles provavelmente o acompanhará no início, apenas na fase de adaptação do intercâmbio. Mais tarde, você se acostumará com as novas realidades, terá conhecidos e fará amigos, e os estudos e novas impressões da vida no exterior manterão você distraído quando a saudade te deixar triste.  

Quando esse medo paralisante te impedir de avançar, foque no oposto, em pensamentos positivos. No intercâmbio, dá para conversar com a família e amigos por ligações de vídeo, trocar mensagens, interagir nas redes sociais. E dá para visitá-los durante o seu período de férias ou eles podem viajar para ficar com você. A dica é ficar de olho nas promoções das cias aéreas, pois os alunos internacionais recebem com intendência o calendário escolar.

O FOCO É VOCÊ

Não se concentre no medo, nas incertezas e na ansiedade. Dificuldades vão existir, mas elas não duram para sempre. E todos os obstáculos são superáveis! Mais do que o ambiente externo e todo o desconhecido que ele traz, o foco maior e em você mesmo! A questão é: você está disposto a se esforçar?

E procurar por ajuda especializada é sempre uma boa pedida. Conversar com psicólogo para ajudá-lo a superar seus medos e ansiedades pode ser uma super reforço para que o seu sonho do intercâmbio se torne realidade.

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a Australia Channel. Auxiliamos com escolha de curso, instituição de ensino e matrícula, processos de aplicação de visto, recomendações de cidades, boas-vindas ao intercambista, e muito mais! Fale com a gente aqui.

Leave a comment

Translate »
Close Bitnami banner
Bitnami