Opções de cursos para estudar na Austrália

Você sabia que dá para fazer intercâmbio na Austrália para estudar diversos cursos diferentes, não apenas inglês? Sim, o mais comum é se mudar para a terra dos cangurus para estudar inglês. No entanto, há muito mais opções.

Geralmente, os intercambistas chegam na Austrália já matriculados em um curso de seis meses de General English.  Aí dá para renovar o visto e estudar mais tempo de inglês ou dá para fazer outro de tipo de curso, por exemplo para agregar na profissão e melhorar o currículo.

Para quem já fala inglês bem, dá para desembarcar na Austrália matriculado em um curso técnico ou ir direto para a universidade, seja para cursar graduação, pós-graduação, MBA, doutorado, PhD.  

Continue lendo este post para saber qual curso mais se encaixa no seu perfil.

OPÇÕES DE CURSOS DE INGLÊS

Existem tipos diferentes de cursos de inglês na Austrália, com propósitos diferentes. Desde o inglês no nível mais básico para iniciantes, até cursos preparatórios para provas de proficiência na língua, e aquele que prepara o aluno para ensinar inglês. A seguir, um uma breve explicação de cada um.

General English

Esse é o curso de inglês mais conhecido e, talvez, por isso, muitos pensam que ele é o único que existe. Esse curso ensina inglês em geral e tem turmas divididas por níveis de conhecimento do idioma: iniciante, pré-intermediário, intermediário, pós-intermediário, avançado etc.

Não existem pré-requisitos para ingressar no General English. Usualmente, no primeiro dia de aula, o intercambista faz uma prova, cujo resultado vai indicar o nível de inglês e a turma mais recomendada para começar.  

A maioria das escolas permite a entrada semanal de novos alunos por turma. A aulas são, em geral, de segunda a sexta-feira, cerca de quatro a cinco horas por dia. Tem aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, depende da instituição. Tem dever de casa, provas para avançar de nível, atividades fora da escola. Uma verdadeira imersão no inglês.

Exam Preparation (IELTS, Cambridge e mais)

Esse modelo de curso prepara o aluno para exames de proficiência em inglês, como IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge. Os cursos são específicos para cada tipo de exame de proficiência, têm data definida para começar e acabar, e cada qual exige um nível de inglês para ingressar (o aluno faz uma prova e inicia o curso se atingir a pontuação mínima necessária).

São cursos geralmente com aulas de segunda a sexta-feira, cerca de quatro a cinco horas por dia. Há simulações dos exames e muitas atividades em sala de aula. O aluno pode decidir se quer ou não prestar a prova oficial de proficiência ao final do curso. A maioria opta por realizar o exame, que frequentemente é aplicado na própria escola de inglês.

Free time of a students, bachelor`s campus life rhythm. Five friendly students are walking after they passed test outside the college building and discuss the project, smiling, enjoying, carefree

English for Academic Purposes

Esse é um tipo de curso para quem quer estudar em uma escola australiana, principalmente em universidade. O curso ajuda a desenvolver habilidades no uso do inglês em um ambiente acadêmico ou profissional. Cada escola exige um nível prévio de inglês para iniciar esse curso.  Por ser um programa mais específico, as turmas normalmente acontecem em datas selecionadas durante o ano.

English for Teaching

Esse curso qualifica o aluno para ensinar inglês no próprio país de origem. Há duas possibilidades de cursos nessa categoria:

  • TESOL, que qualifica para ensinar inglês a falantes de outras línguas;
  • EfTC, que qualifica no ensino de inglês para crianças.

Ambos exigem certo nível de inglês para ingressar e as turmas começam em datas específicas ao longo do ano.

OPÇÕES DE CURSOS VET

A sigla VET vem de Vocational Education and Training. Cursos VET são cursos vocacionais e profissionalizantes na Austrália, valorizados na terra dos cangurus e no Brasil. Eles proporcionam uma formação técnica e preparam para o mercado de trabalho australiano, permitindo que o estudante ingresse em uma profissão, sem necessariamente fazer um curso superior em uma universidade.

Existem diversas opções de cursos VET que os intercambistas podem cursar na Austrália. Yoga, mergulho, fotografia, fitness, marketing, mecânico de automóveis, chef de cozinha, carpinteiro, pintor de parede, técnico em tecnologia da informação, recursos humanos, desenhista técnico, gerenciamento de projetos, negócios e liderança etc.

Com certeza, vai ser F- Á-C-I-L encontrar um curso VET que te agrade, seja para aprender algo totalmente novo, seja para complementar a formação acadêmica. Lembrando que cada escola exige um nível mínimo de inglês para estudar um curso vocacional e profissionalizante na Austrália.

Os cursos VET têm diferentes níveis de qualificação. Em ordem crescente, os tipos de VET são:

  • Certificado I;
  • Certificado II;
  • Certificado III;
  • Certificado IV;
  • Diploma;
  • Advanced Diploma;
  • Graduate Certificate ou Graduate Diploma.

Quanto mais avançado o curso, maior é o nível de qualificação. E a oferta de um curso VET pode começar e terminar em um nível diferente, não necessariamente um curso vai oferecer desde o primeiro certificado até o graduate diploma. A duração dos cursos também é variada. Há cursos de seis meses, de um ano, de dois anos.

Onde estudar

Uma das instituições mais famosas da Austrália é o TAFE, instituição que pertence ao governo, renomada na oferta de ensino técnico (cursos VET). No entanto, além do TAFE, os cursos VET são oferecidos em universidades e nos colleges, e há centenas de excelentes instituições espalhadas pelo país.

OPÇÕES DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

Na Austrália, dá para fazer intercâmbio de graduação, ou seja, fazer faculdade e cursar um curso de bacharelado, chamado no país de undergraduate. Para quem já começou a graduação no Brasil e quer concluí-la na terra dos cangurus, é preciso verificar se a instituição de ensino superior brasileira é reconhecida na Austrália e, então, tentar o aproveitamento de alguns créditos.

Também dá para fazer intercâmbio de pós-graduação, MBA, mestrado stricto sensu, doutorado ou PhD. Tome nota que na Austrália, pós-graduação é chamada de Master, e um curso completo varia de 1.5 a 2 anos.

Confira o depoimento do Maurício, que começou o intercâmbio na Austrália estudando inglês, e hoje cursa MBA em uma universidade no país.

Leave a comment

Translate »
Close Bitnami banner
Bitnami